sergipetradertour_logoTop
  • Tobias Barreto
  • FAROL DO CABEÇO-BREJO GRANDE-FOTO CÉSAR OLIVEIRA.j
  • Itabaiana
  • Japaratuba
  • ORLA DE ATALAIA - REGIÃO DOS LAGOS-FOTOS JORGE HEN

São Cristovão

São CristóvãoSão Cristóvão

Ao chegar a São Cristóvão, o turista/visitante mergulha na História de Sergipe e do Brasil. Quarta cidade a ser povoada durante o descobrimento. São Cristóvão guarda um valioso conjunto arquitetônico, riqueza histórico-cultural que leva o visitante a fazer um passeio no glorioso passado da cidade que orgulha a gente sergipana. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1967, e em 1º de Agosto de 2010 a Praça São Francisco também se tornou Patrimônio da Humanidade ao receber a importante chancela da

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.
Primeira capital sergipana, com sua população formada por um povo religioso e acolhedor, a cidade reserva aos seus visitantes um Produto Turístico de riquezas culturais, atrativos naturais e uma culinária típica que agrada os paladares mais exigentes, tornando-se uma excelente opção turística.

Some-se a todo  o acervo histórico-cultural o fato de São Cristóvão estar situada bem próximo à capital, distante apenas 23 quilômetros de Aracaju.

São Cristóvão foi fundada por Cristóvão de Barros, em 1º de janeiro de 1590 e desenvolveu-se segundo o modelo urbano português em dois planos: cidade alta como sede do poder civil e religioso e cidade baixa, onde se localizam o porto, as antigas fábricas e onde vive, predominantemente, a população de baixa renda.

Conjunto Arquitetônico

Conjunto Arquitetônico do Carmo

Conjunto Arquitetônico do CarmoConjunto Arquitetônico do Carmo

Na Praça Senhor dos Passos está instalado o Conjunto Arquitetônico do Carmo, uma construção do início do século XVIII que compreende o Convento do Carmo, a Igreja Conventual (Carmo Maior) e a Igreja da Ordem Terceira (Carmo Pequeno) que abriga o Museu dos Ex-Votos.A Igreja do Carmo Maior foi fundada em 16 de julho de 1739 e sua construção tem estilo barroco.

Praça da Matriz - Getúlio Vargas

DivulgaçãoPraça da MatrizPraça da Matriz

Ponto Turístico que merece a atenção especial do turista. Na Praça da Matriz está a riqueza arquitetônica da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória. É na Praça da Matriz que fica a Casa Paroquial, prédio que data do ano de 1846. A praça também sedia o Poder Municipal.

Praça de São Francisco

DivulgaçãoPraça de São FranciscoPraça de São Francisco

A Praça São Francisco abriga o mais valioso Conjunto Arquitetônico do Estado de Sergipe, que é composto pela  Igreja e  Convento de São Francisco, datado de 1693.

Na sua capela da Ordem Terceira funciona o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.. Um grande Cruzeiro herança dos frades franciscanos, se destaca e abençoa a gente da terra e os visitantes de São Cristóvão.

Na Praça ficam ainda a  antiga Santa Casa da Misericórdia – Lar Imaculada Conceição, e o Museu Histórico de Sergipe.Compõem o conjunto da Praça São Francisco a Casa do Folclore Zeca de Noberto; o Posto de Informações Turísticas – PIT; a Biblioteca Pública Municipal “Lourival Baptista” e a Casa do IPHAN, com capela privada decorada por pinturas parietais, todos abertos à comunidade sancristovense e aos turistas/visitantes.

Praça da MatrizPraça da Matriz

Museus e Galerias

Museu de Arte Sacra

PrefeituraMuseu de Arte SacraMuseu de Arte Sacra

Fundado em 14 de abril de 1974, o Museu de Arte Sacra de Sergipe possui mais de 500 peças de arte sacra do século XVII ao XX e se constitui no terceiro mais importante do país em sua categoria. 

Criado para preservar o patrimônio sacro sergipano, o museu funciona no prédio da antiga Casa da Moeda O Museu de Arte Sacra está localizado na Praça São Francisco, s/n. Visitas: de terça-feira a domingo das 10 às 16 horas Maiores informações: (79) 9191-6920.

Museu dos Ex-votos

Silvio OliveiraMuseu dos Ex-votosMuseu dos Ex-votos

Com mais de 266 anos e um acervo composto de peças que representam graças alcançadas, o Museu dos Ex-votos está instalado anexo a Igreja do Carmo Pequeno e demais monumentos que compõem o Complexo do Carmo.

O visitante pode conferir o compromisso dos fiéis e suas promessas, ao contemplar o acervo com diversos objetos feitos em madeira, barro, gesso, tecidos e mais fotografias para cumprir o pagamento das promessas. O museu está aberto diariamente, das 10 às 16 horas. Maiores informações: (79) 3261-1605.

Museu Histórico de Sergipe

ASN - CulturaMuseu Histórico de SergipeMuseu Histórico de Sergipe

Datado do século XIX, o Palácio Provincial abriga o Museu Histórico de Sergipe, onde estão relíquias da época do Brasil Império. No museu podem ser encontradas cofres, peças de mobiliário, cadeiras feitas de ossos de baleia, além da obra do artista laranjeirense Horácio Hora e de artistas sergipanos de várias épocas. Em 1860, o Palácio hospedou o Imperador Dom Pedro II.

Localizado na Praça São Francisco, s/n, o Museu Histórico de Sergipe abre de terça-feira a domingo das 10 às 16 horas. Maiores informações: (79) 3261-1435.

Igrejas

Igreja e Convento São Francisco

DivulgaçãoIgreja e Convento São FranciscoIgreja e Convento São Francisco

A Igreja e Convento São Francisco é um dos monumentos de maior relevância histórica do Estado de Sergipe. Fundado em 1693, o antigo Convento Santa Cruz foi construído pelos frades franciscanos no século XVII. Porém, em 1867 o prédio sofreu um incêndio, época que serviu de quartel para o batalhão que combateu a tropa de Antônio Conselheiro, durante a Guerra de Canudos. Anexo encontra-se o Museu de Arte Sacra, também na Praça São Francisco.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória

DivulgaçãoIgreja Nossa Senhora da VitóriaIgreja Nossa Senhora da Vitória

Datada do início do século XVII, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória mais antigo monumento de que se tem notícia na cidade, que trazia na fachada as armas dos reis da Espanha, já que foi construída na época da União Ibérica. É importante o turista saber que durante a invasão holandesa a igreja foi incendiada e que foi reconstruída mais de uma vez, mas até hoje preserva as imagens de Nossa Senhora da Vitória, de São Cristóvão e de Nossa Senhora da Conceição.

Um detalhe que chama bastante a atenção dos visitantes é o altar de madeira totalmente esculpido com a ponta de canivete.  Praça Getúlio Vargas - Praça da Matriz, s/n. As missas acontecem todas as terças-feiras às 19 horas.

Igreja Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos: Construída em 1690, a igreja integra o leque de prédios históricos de São Cristóvão tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Depois de ter ficado fechada por 40 anos, passou por obras de revitalização em 1992 e quatro anos depois teve o seu conjunto arquitetônico restaurado.

A Igreja Nossa Senhora do Amparo possui importantes imagens a da santa que leva seu nome, a de Nossa Senhora do Bom Sucesso e de Nosso Senhor Jesus Cristo. É situada na Rua Messias Prado (antiga Rua das Flores), s/n. Visitação: Diariamente, das 10 às 16 horas. As missas acontecem uma vez ao mês.

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Christine SoaresIgreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens PretosIgreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Datada do século XVIII, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, construída pelos jesuítas em estilo barroco  é mais um relíquia do Conjunto Arquitetônico de São Cristóvão também tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Entre o acervo de imagens destacam-se a de Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Nosso Senhor Jesus Cristo. O templo está localizado na Rua da Imperatriz com horário diário de visitação das 10 às 16 horas. As missas acontecem uma vez ao mês.

Santa Casa da Misericórdia - Lar Imaculada Conceição

SecultSanta Casa de MisericórdiaSanta Casa de Misericórdia

Com sua construção datada do século XVII, já funcionou como um hospital, hoje abrigando o Lar e Colégio Imaculada Conceição, com projetos de Inclusão Social e, com aproximadamente 10 Unidades Habitacionais para hospedagem de turistas no Centro Histórico.

São as irmãs desta congregação as responsáveis pela produção dos briceletes em São Cristóvão, feitio que foi passado pelas Freiras Beneditinas, quando oportunamente mudaram-se para residir em Juazeiro do Norte/BA.

Em sua capela, o destaque fica para o painel do seu altar-mor intitulado “A Visitação”. Praça São Francisco, Visitas: Diariamente das 8 às 17horas. (79) 3261-1235

Sobrados

Sobrado da Antiga Cadeia

Sobrado da Antiga CadeiaSobrado da Antiga Cadeia

Construído no início do século XIX, o Sobrado da Antiga Cadeia possui estilo colonial. Atualmente é sede da Escola de 2º Grau Deputado Elísio Carmelo. O sobrado fica situado na Praça da Matriz, s/n, no Centro Histórico.

Sobrado da Antiga Rua das Flores

Tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, trata-se de uma construção do final do século XVII e início do século XVIII. A Rua das Flores, atualmente Rua Messias Prado, 20.

Sobrado da Rua Castro Alves

Do início do século XVIII, o sobrado é também tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Rua Castro Alves, 02.

Sobrado do Balcão Corrido

Silvio OliveiraSobrado do Balcão CorridoSobrado do Balcão Corrido

De estilo colonial com forte influência mourisca, o Sobrado do Balcão foi construído no século XIX, sendo tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Seu balcão é guarnecido por madeira esculpida e decoração em volutas.

No térreo funciona atualmente um espaço cultural, para exposição de arte e a sede da Subsecretaria de Estado do Patrimônio Histórico Cultural - SUBPAC. Praça Getúlio Vargas (PC. da Matriz), nº 40, Centro Histórico. Aberto diariamente das 8 às 15h. (79) 3261-4542

César de OliveiraSobrado do Balcão CorridoSobrado do Balcão Corrido

Atrativos Turísticos

Casa de Pau-a-pique e Alvenaria

Construção de estilo colonial, datado de meados do século XIX, foi feito para abrigar a Assembleia Provincial, mas em função da transferência da capital de São Cristóvão para Aracaju, isto acabou não ocorrendo. Rua Erundino Prado, 50.

Cristo Redentor

CristoCristo

Outro ponto que merece a visitação turística é o Cristo Redentor, que se localiza a dois quilômetros do centro histórico. De autoria do arquiteto italiano Belando Beladini, o monumento em concreto armado foi construído em 1924 e possui 16 metros de altura.

Gastronomia

O que Comer?

Silvio OliveiraBriceletsBricelets

E que tal acrescentar um pouco de açúcar a essa história e conhecer a tradição das queijadas e variadas iguarias doces de São Cristóvão? Doce típico português, a queijada tornou-se sancristovense por adoção. É tanto que a casa da queijada é hoje um ponto de visita prestigiado pelos turistas.

A fabricação do quitute é tratada como verdadeira arte, utilizando sempre o forno de barro e todo feito artesanalmente pelas mãos das doceiras.

A receita que foi passada de mãe para filha há várias gerações, é mantida em absoluto segredo. Temos ainda a Cooperativa de Doces – COOPERDOCES, que fica localizada no Pov. Cabrita. Lá as doceiras trabalham diuturnamente na fabricação de doces em calda, geleias, doces de corte; com uma grande variedade para atender a demanda dos turistas/visitantes, população sancristovense e seus clientes cativos. Ressaltando que este grupo tem participação expressiva em eventos voltados para as áreas da agricultura familiar e da atividade turística.

  • Vip Tur
  • M-Tur
  • Pizza d'Oro
  • Gralha Azul
  • Xingó Parque Hotel
  • Governo de Sergipe
  • Nossa Academia
  • Rei da Sopa
  • Celi Hotel
  • New Hakata
  • Deguste Pizzaria
  • Voo Viagens
  • Museu da Gente Sergipana
  • Grupo Bricio
  • Via Norte
  • Caixa
  • Ahr
  • Maria Luiza
  • Restaurante Pirambeleza
  • Revier
  • Detran
  • Abrajet-se
  • Pousada Panorâmica
  • Sebrae
  • Boteco do Sertão
  • Mercure
  • Locave
  • Disk Brindes
  • Wania Macedo Eventos
  • Restaurante Karranca's
  • Canindé
  • Joalheria A novidade
  • Sollo Restaurante
  • Restaurante Caçarola
  • Bar Terrar
  • Churrascaria do Pirata
  • Apart Hotel Paraiso Praia
  • Emsetur
  • Izabel Souza
  • R&M
  • Aracaju Convention
  • Duplichaves
  • Alex Vídeo
  • Infonet
  • Confraria do Cajueiro
  • Dr. Firmino
  • Sandrin
  • Uniao Panificaçao
  • Jatobá Praia Hotel
  • Aruanã Praia Hotel
  • Via mar
  • Riverside Hotel
  • ABAV
  • Design Travel
  • Nozes Tour
  • Escola Pública de trânsito
  • Tempero Caseiro
  • S.T.
  • Prefeitura de Canindé
  • Banese
  • RB 1000
  • Professor Gena
  • Terraço Hotel
  • S&z comunicaçao
  • Disk Brindes
  • O miguel
  • Hotel Pousada do Sol
  • Urbano Restaurante
  •  Restaurante Asa Branca
  • Ponto da Picanha
  • Disloc
  • Crystal Tur
  • Pousada Vitória
  • Hotel Skalla
  • Algas Marinhas
  • Viver Turismo
  • Muratto
  • Cantina D'Itália
  • Prefeitura de Laranjeiras
  • Samam Locadora
  • Real Classic Hotel
  • Almeida Restaurante
  • Sergipe Encantador
  • Açaí show
  • Celeiro Grill
  • Drogaria Boa Saúde
  • Prefeitura de Aracaju
  • Restaurante Vila da Praia
  • Sal e Brasa
  • Viver Turismo
  • Del Canto
  • Senac


Tel: 79 3043-1045 | 79 9942-5557
contato@sergipetradetour.com.br