Leandro Correia

Lagarto, lugar onde se respira cultura, distante da capital, Aracaju, 75km. Conhecida em tempos remotos como a Cidade Ternura, tem sua história iniciada em 1597, sob a tutela militar de Antônio Gonçalves de Santomé, filho de Cristovam Lagarto (tradicional família europeia, cuja origem data do século XIV).

O surgimento do atual nome da cidade, durante anos, foi atribuída a uma pedra em formato de réptil, mas, na verdade,  está relacionada ao nome  do fundador do povoado Santo Antônio,  em 1604. Santomé, vulgo Lagarto, colonizou as terras daquele povoado sob as bênçãos dos Carmelitas vindos de Salvador, que instalaram um convento localizado em Palmares (Riachão do Dantas).

As terras do Lagarto passaram a se chamar Nossa Senhora da Piedade, com a criação de sua Freguesia em 1669. Dez anos depois, as autoridades eclesiásticas criaram a paróquia com o mesmo nome. Com o desenvolvimento inicial do lugar, cria-se, no dia 20 de outubro de 1697, a Vila de Nossa Senhora da Piedade do Lagarto e,  em 20 de abril de 1880, é elevada á condição de cidade denominada Lagarto.

Berço de inúmeros intelectuais de renome nacional, a exemplo de Sílvio Romero, Laudelino Freire e Aníbal Freire, com comércio dinamizado e uma indústria em franco crescimento, conserva o bucolismo das cidades interioranas de Sergipe, com uma população de 104.408 pessoas (Estimativa IBGE 2019).

Atualmente, Lagarto é uma cidade universitária e desponta no interior sergipano com grandes potencialidades econômicas, do mesmo modo que Arapiraca (AL) e Feira de Santana (BA).

*Informações: Secretaria Municipal da Industria, Comércio e Turismo - SEMICT

 Fone: (79) 3631-3394


Academia Lagartense de Letras

Foto por: Divulgação

Fundada no dia 19 de abril de 2013, reúne importantes nomes da cultura lagartense, seguindo o modelo e princípios norteadores de outros sodalícios do gênero, a exemplo da Academia Sergipana de Letras. Além de seus fundadores: Rusel Barroso, Assuero Cardoso, Claudefranklin Monteiro e Emerson Carvalho; a ALL também é composta pelos seguintes membros: Joaquim Prata, Anselmo Vital, Deijaniro Filho, Euller Ferreira, Dom Mário, Monsenhor Carvalho, Angélica Amorim, Rosalvo Nogueira, Beatriz Dantas, Paulo Prata, Aglaé Fontes, Euclides Oliveira, Noeme Dias, Antônio José Rocha.
 

Centro Cultural Adalberto Fonseca

Foto por: Divulgação

Fundado no início do século XXI, está sediado na antiga residência do jornalista e ex-prefeito de Lagarto, José Vicente de Carvalho, na Praça da Piedade. Abriga o Grupo Teatral Cobras e Lagartos e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. É, também, dedicado a receber alguns dos eventos culturais da cidade, a exemplo da realização de sarais e lançamentos de livros.

Músicos, Grupos Musicais e Grupos Teatrais

Foto por: Angélica Amorim

Banda e Orquestra Los Guaranis - Banda Lacertae - Saco de Estopa - Uns Bossais - Los Românticos - Banda Nuvem Negra - Banda Kalibre - Kalil - Rogério Bezz - Antenor Nunes.

Cobras e Lagartos - Louvor Sertanejo - Tecendo a Manhã.