Vieira Neto

No território do Alto Sertão sergipano, distante 126km da capital, chega-se Nossa Senhora da Glória, conhecida como a capital do sertão ecomoa capital do ouro branco, por sua pujante economia voltada para a agricultura, é a maior bacia leiteira da região. Nossa Senhora da Glória se destaca no turismo sergipano por apresentar atrativos tipicamente nordestinos e sertanejos, a exemplo do artesanato à base do couro, da madeira da Caatinga, da gastronomia e dos doces. Com uma população de 36.924 habitantes (estimativa IBGE 2019), partindo de Aracaju o melhor caminho a seguir é pela Rota do Sertão. A terra dos artesãos, artistas, músicos e de gente hospitaleira dispõe de belezas naturais como a vegetação Vivaz, destacando-se o bioma Caatinga. Suas praças e avenidas são de uma beleza ímpar, com construções do século passado. Os turistas que chegam podem conhecer o imponente trabalho dos artesãos existentes no município, além de conhecer sua história de povoamento e a passagem do cangaceiro Lampião em dia de feira livre.

Informações: Prefeitura de Nossa Senhora da Glória.

Fone: (79) 3411-1713


Carnaforró

Foto por: Divulgação

Micareta fora de época, realizada geralmente no mês de Novembro, reúne moradores e visitantes numa festa que une a folia dos trios elétricos e o forró com alegria e diversão, um dos melhores eventos do sertão sergipano.

Cavalgadas e Vaquejadas

Foto por: Divulgação

Um grande número de participantes aprecia esta festa, uma delas é a que percorre um trajeto de Glória ao município de Porto da Folha, reúne milhares de pessoas para a região, outro sucesso das cavalgadas é o RAID da amizade, onde um grande número de cavaleiros se junta para mostrar suas habilidades com aboios, toadas e  versos mostrando a garra do homem do sertão.

Corrida de Jegue

Um simples animal que, antes servia como um dos principais meios de transporte, hoje se destaca em competições. Em Nossa Senhora da Glória, aconteceu a 6ª edição, a corrida de jegue é realizada sempre no último final de semana do mês de março com premiações avaliadas em até R$ 15 mil. 

Exposição Agropecuária e Festa do Leite

Foto por: Divulgação

A capital do Ouro Branco, assim denominada pelos amantes do sertão, possui um vasto campo de produção leiteira, o evento reúne expositores e visitantes em palestras, concursos e debates sobre temas relevantes ao desenvolvimento da bacia leiteira da região. 

Feira Livre

Foto por: Divulgação

Na feira de Glória, além da gastronomia típica, o turista encontra artesanato, repentistas

e uma variedade que vai dos alimentos a roupas e utensílios domésticos.

Festa da Padroeira

Foto por: Divulgação

Festa da padroeira Nossa Senhora da Glória acontece precisamente no dia 15 do mês agosto o município comemora o dia alusivo da padroeira recebendo turistas de toda parte do estado, com missa solene e procissões além de atrações musicais locais e nacionais.

Igreja Nossa Senhora da Glória

Foto por: Prefeitura

Em 05 de janeiro de 1906 o Pe. Francisco Gonçalves Lima trouxe a imagem de Nossa Senhora da Glória, toda talhada em Madeira com 45cm de altura, que serviu de inspiração para o nome da igreja e da cidade. Também trouxe consigo o sino da igreja, que foram recebidos com grande festa e procissão. Durante as comemorações à igreja torna-se palco da coroação da Rainha e Princesa da festa da padroeira  e recebe o cortejo dos católicos  e banda marcial.

Indústria e Comércio

Foto por: Ascom Glória

O município possui grandes indústrias instaladas nos setores de móveis, calçados e leite, além do destaque no comércio de vestuário e na sua feira livre, considerada a maior da região, porta de entrada para o Sertão sergipano, Glória está em uma região estratégica entre o Agreste o Semiárido, se configurando com um forte polo atrativo de indústria e comércio.