Foto por: PMNSG

Cidade considerada a “Capital do Sertão” por sua pujança econômica na região, Nossa Senhora da Glória, fica localizada no Alto Sertão Sergipano, distante da capital 126 km. Os glorienses também se orgulham em desenvolver a produção leiteira considerada a maior do Estado, e toda cadeia econômica oriunda dela foi reconhecida pela Assembleia Legislativa como ‘Capital Estadual do Leite’.

Nossa senhora da Glória, também, destaca-se com Turismo de Eventos, Ecoturismo e Turismo de Negócios, pois conta com um comércio emergente e pujante, com diversas lojas de roupas, eletros, redes de grandes supermercados nacionais, além de grandes lojas voltadas para o agronegócio. Na cidade pode-se encontrar uma grande diversidade de artesanatos à base de couro, madeira, e, para o deleite do paladar, conta com uma gastronomia à base de produtos lactos, comidas típicas e doces.

Nossa Senhora da Glória conta com uma população de 41.212 pessoas (Censo IBGE 2022) e é uma cidade que chama atenção nos últimos anos pelo seu desenvolvimento, terra de artesão, artistas e músicos diversos. Uma cidade de belezas, de gente hospitaleira; com suas praças e avenidas, com construções que remontam ao século XIX. A feira livre da cidade também é “Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado”, instituído pela Lei Municipal nº 1036, de 24/05/2019.


 


Foto por: PMNSG

Feira Livre

Foto por: PMNSG

A cidade conta com uma das maiores feiras livres do estado, que atrai consumidores dos municípios de Monte Alegre, Gracho Cardoso, Gararu, Poço Redondo, Canindé, Feira Nova e Porto da Folha e turistas de vários estados. Nela destaca-se o comércio em grosso de queijo, manteiga, frutas, cereais e farinha de mandioca. O grande atrativo das feiras é o convívio das pessoas que vão, também, por ser uma atividade cultural. Pela sua importância, a feira livre de Nossa Senhora da Glória foi reconhecida pela Assembleia Legislativa de Sergipe, através da Lei nº8.901, de 28/08/2021, como “Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado”, uma conquista para a cultura gloriense.

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Glória

Foto por: PMNSG

A imagem trazida pelo Pe. Francisco Gonçalves Lima, em 05 de janeiro de 1906, toda talhada em madeira com 45cm de altura, serviu de inspiração para o nome da igreja e da cidade. Também trouxe o sino da igreja, que foi recebido com grande festa e procissão. Nossa Senhora da Glória foi consagrada padroeira da cidade e no mês de Agosto acontecem as grandes homenagens alusivas à Padroeira com comemorações, coroação das rainhas, finalizando com uma grande procissão.

Catedral de Nossa Senhora da Glória

Foto por: PMNSG

 Idealizada pelo saudoso Padre Leon Gregório foi construída uma “igreja nova”, pois a Matriz tornou-se pequena para o grande universo de católicos

Santuário da Divina Misericórdia

Foto por: Fasust Arquitetura

 Encontra-se em fase construção o segundo santuário dedicado à Divina Misericórdia. Ao final de sua edificação, a cidade passará a receber peregrinos de todo o Brasil e do mundo para visitação ao santuário, passando a cidade a integrar a rota do Turismo Religioso.

Casa - Museu Mestre Véio

Divulgação

Representante ilustre da arte sergipana, Véio, como é assim chamado Cícero Alves dos Santos, é exemplo de orgulho para a cidade e para o estado de Sergipe. Suas obras são expostas dentro e fora do país, a exemplo da Pinacoteca, em São Paulo, e do Museu do Louvre, em Paris. A obra de Véio valoriza o sertanejo e apresenta a realidade e a sensibilidade próprias do cotidiano do homem forte, guerreiro e sonhador. O artista expõe suas esculturas em madeira de diversas formas, recolhidas da Caatinga; algumas são expostas a céu aberto no espaço, entre a porteira da entrada de sua casa e a do seu ateliê. Quem quiser conhecer a obra do artista deve se dirigir a sua Casa-Museu na BR206, no trecho que liga os municípios de Feira Nova a Nossa Senhora da Glória.