Fausto Filho

Distante 64km da capital, com uma população de 18.218 pessoas (Censo IBGE 2020), Campo do Brito, juntamente com as cidades de Macambira e São Domingos, vem incrementando os atrativos turísticos da região para comercializar uma rota turística denominada de Rota da Farinha,
Seu nome é originário dos campos de criação de animais que pertenciam a uma família chamada Brito. Campo do Brito fica na região conhecida como “Boca do Sertão” e localiza-se no alto com uma visão privilegiada. É o município detentor de um dos climas mais frios do estado, situado no Agreste sergipano.
Há duas versões para o surgimento da cidade: a primeira é que teria nascido num lugar hoje conhecido por Campo do Brito Velho, onde existem ruínas que poderiam ser de uma capela. A outra, é que teve início em uma capela que deu lugar à Igreja Matriz, ao redor da qual as ruas foram aparecendo. Mas o certo é que, em 1601, as terras de Campo do Brito foram doadas em sesmarias de 30 léguas ao capitão Antônio Rodrigues, o qual, depois da invasão holandesa, cedeu as mesmas ao Irmão Amaro, da Companhia de Jesus. Antes da emancipação, ocorrida em 29 de outubro de 1912, Campo do Brito pertencia a Itabaiana. Apesar de ser o povoado de maior destaque do município, não recebia a devida importância.