Adilson Andrade

A cidade  possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de serras que abriga grande biodiversidade da flora e fauna brasileiras, além de grande beleza natural. É de Itabaiana o título de “Capital Nacional dos Caminhões”, referência que orgulha a cidade, por possuir a maior frota do veículo por habitante do país.

O município orgulha-se também por ter um dos comércios mais prósperos do interior sergipano,  por mais de meio século, já denominado de “Celeiro de Sergipe”. Distante pouco mais de 50km da capital, a cidade possui cerca de 95.427 mil habitantes (Estimativa IBGE 2019), tornando-se atrativa para feirantes de várias regiões do estado, por ficar numa região do território do agreste sergipano e porta de entrada para o sertão.

O turismo de aventura e o ecoturismo se constituem na vocação natural de Itabaiana, fazendo da cidade um dos principais destinos do interior de Sergipe, especialmente, para quem curte trilhas, banho de cachoeira e esportes radicais.

*Informações:Secretaria da Industria, Comércio e Turismo.

Fone: (79) 3431-9711 / 3431-9712


Feira de Itabaiana

Foto por: Silvio Oliveira

Visitar a feira de Itabaiana é também conhecer um pouco dos costumes do seu povo. Ali o turista encontra, além do tradicional “arroz com feijão”, uma autêntica feira nordestina onde se comercializa de tudo, desde hortifrutigranjeiros a crustáceos, artesanato, até remédios feitos à base de ervas. O turista pode desfrutar da culinária caseira e de um saboroso suco de mangaba, fruta típica de Sergipe. A feira é mais movimentada aos sábados. As joalherias da cidade também são famosas por comercializar produtos de boa qualidade, com preços acessíveis.

Parque dos Falcões

Foto por: Divulgação

A aproximadamente 45 Km de Aracaju, localizado aos pés da Serra de Itabaiana, o Parque dos Falcões foi construído através do trabalho e esforço de dois sonhadores, José Percílio e Alexandre Correia.
Já conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos, e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Instituto é um dos poucos locais do país com autorização do IBAMA para a criação dessas aves em cativeiro. Com o objetivo de proteger as espécies de aves de rapina que habitam o céu brasileiro, o Parque dos Falcões tornou-se uma referência mundial no manejo, reprodução e reabilitação desses animais, acumulando um grande conhecimento sobre o seu comportamento.

Parque Nacional da Serra de Itabaiana

É o segundo ponto mais alto de Sergipe, com 659 metros de altitude. É uma das maiores expressões do ecoturismo do estado, com cachoeiras, poços de água cristalina, riachos e penhascos, ideais para os esportes radicais, e com o Parque dos Falcões. O complexo de montanhas possui 12 trilhas que levam o turista a conhecer a biodiversidade da Mata Atlântica e da Caatinga.

As trilhas mais conhecidas são a da Via Sacra, Piçarra, Caldeirão, dos Carros e do Paredão. O aventureiro pode desfrutar da Cachoeira Grande ou Três Cachoeiras - uma das primeiras atrações da trilha do Caldeirão, do Poço Dourado, do caminho da Pedra Grande, do Lajedo (paredão), Poço Preto, Pedra da Tartaruga, gargalos e do penhasco dos Falcões.

Poço da Ribeira

Foto por: Sandro Stéfano

Situada na BR 235, tendo acesso pelo (Ponto de Amaro) sentido povoado Ribeira, suas principais atrações são as cachoeiras e um poço de águas escuras devido a sua grande profundidade.

Poço das Moças

Foto por: Silvio Oliveira

Fica situado no Parque Nacional da Serra de Itabaiana, na margem direita da BR 235. Sua principal atração é o escorregador natural que diverte os aventureiros. As águas descem rocha a baixo e formam vários outros poços menores, compondo um belo cenário.

Salas dos Negros

É um penhasco que fica localizado entre a trilha da Via Sacra e a trilha dos Caldeirões, que reúne diversas lendas sobre escravos fujões da região. Em épocas de chuva, a neblina cobre a serra e pode se avistar no alto uma nuvem de vapor d'água, cortando o penhasco.