Adilson Andrade

A cidade  possui características únicas que a tornam uma excelente opção turística. Em seu território está o Parque Nacional da Serra de Itabaiana, um complexo de serras que abriga grande biodiversidade da flora e fauna brasileiras, além de grande beleza natural. É de Itabaiana o título de “Capital Nacional dos Caminhões”, referência que orgulha a cidade, por possuir a maior frota do veículo por habitante do país.

O município orgulha-se também por ter um dos comércios mais prósperos do interior sergipano,  por mais de meio século, já denominado de “Celeiro de Sergipe”. Distante pouco mais de 50km da capital, a cidade possui cerca de 95.427 mil habitantes (Estimativa IBGE 2019), tornando-se atrativa para feirantes de várias regiões do estado, por ficar numa região do território do agreste sergipano e porta de entrada para o sertão.

O turismo de aventura e o ecoturismo se constituem na vocação natural de Itabaiana, fazendo da cidade um dos principais destinos do interior de Sergipe, especialmente, para quem curte trilhas, banho de cachoeira e esportes radicais.

*Informações:Secretaria da Industria, Comércio e Turismo.

Fone: (79) 3431-9711 / 3431-9712


Curiosidade de Itabaiana

A Reserva Ambiental da Serra de Itabaiana tornou-se Parque Nacional da Serra de Itabaiana em 15 de junho de 2005, assegurando a proteção de uma área de 7.966 hectares, composta por biomas de Mata Atlântica e Caatinga e outros recursos naturais. Abriga uma biodiversidade que inclui 16 espécies de répteis, 24 de anfíbios, uma de quelônio (réptil terrestre, a exemplo de tartaruga, cágado e jabuti), 62 de mamíferos e 123 de aves. Apesar disso, a área de preservação ambiental ainda abriga mais de 30 fabriquetas de cerâmica, o que torna difícil a sua conservação. Constantemente ocorrem desmatamentos e queimadas, mas, por isso, lá existe a brigada de incêndio.