Foto por: Tarcísio Dantas

Emancipado em quatro de outubro de 1927, o município de Salgado tem uma população de 19. 998 habitantes (Dados IBGE, estimativa 2019) e dista da capital cerca de 53km. A cidade é banhada pelo rio Piauitinga, de grande importância para o Estado.

 Localizado na região Polo das Águas, e no território do Centro-Sul de Sergipe, Salgado possui um considerado potencial turístico. A seu favor contam dois fatos marcantes: estar situado próximo à capital, a apenas 53 quilômetros de Aracaju, com dois acessos:  rodovias BR-101 e SE-214, e possuir possui o status de “Cidade das Águas”, por apresentar uma fonte com altas qualidades medicinais, localizada no Balneário Público de Salgado, importante atrativo turístico de Sergipe.  Foi justamente essa fonte que deu origem ao nome do município. Ao seu redor foi se formando uma povoação que se denominou inicialmente de Pau-Ferro  em virtude dos exemplares dessas madeiras existentes nas mediações. Mais tarde, o nome foi substituído por Salgadinho, por força do gosto característico da água encontrada na fonte de água termal, que possui na sua composição química o cloreto de sódio, o magnésio e outros minerais, deixando seu sabor meio salobro. O nome definitivo veio depois - Salgado.

Informações : Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente - Fone: (79) 3651-1569 


Chácara João XXIII

Foto por: Divulgação

Constitui a FRASSE (Fraternidade Sacerdotal de Sergipe), fundada em 21 de abril de 1996. Localizada na cidade de Salgado, a Chácara João XXIII é um espaço para se desfrutar da tranqüilidade, do convívio com a natureza e da comida caseira. A chácara oferece piscinas, quadra de esporte, sala de jogos, barzinho, auditório, capela, refeitório, apartamento e espaços para lazer.

Fone: (79) 3651-1288.

Estação Ferroviária

Foto por: Prefeitura

Com uma arquitetura que data do ano de 1911, quando foi construída, a Estação Rodoviária era utilizada principalmente pelos moradores de Estância que consideravam ser aquele “sítio” o mais apropriado para embarcar nos trens que ligavam grande número de municípios sergipanos ao Estado da Bahia e sua capital. Os viajantes pernoitavam no local ajudando dessa forma a criar o primeiro núcleo habitacional do município.

Igreja Matriz

Foto por: Leandro Correia

A igreja devotada ao Senhor do Bomfim em Salgado foi concluída em 1936 e se tornou paróquia em 1937, tendo como primeiro vigário Padre José Alves de Castro. A ele seguiram-se Frei Pascal, Frei André, Frei Aniceto e Padre Luciano Burocco e padre José Raimundo Soares Diniz. É na Igreja Matriz, onde o povo expressa sua fé. Há missas aos domingos à noite.

Mercado Municipal

É uma importante e antiga área de comercialização, frequentada pelos moradores e consumidores de municípios vizinhos, como Lagarto e Itabaiana, entre outros. A feira acontece todos os sábados pela manhã reunindo diversos tipos de produtos como frutas, verduras, cereais, artesanato, carnes, animais e objetos do dia-a-dia.

Festa do Senhor do Bomfim

Foto por: Tarcísio Dantas

A Festa do Senhor do Bomfim é celebrada todos os anos no mês de janeiro. A Igreja, junto com a comunidade, celebra novenas, missas, shows religiosos e uma grande procissão pelas ruas da cidade, evento que encerra as festividades. A festa do Senhor do Bomfim é o marco do calendário religioso do município.