Foto por: @icaroliv.drone

Simão Dias, denominada como Princesinha do Sertão, é reconhecida pelo seu conjunto urbanístico harmonioso e por ser o berço de famílias com sobrenomes importantes na política do estado. Localizada a aproximadamente 106 km da capital Aracaju, a cidade possui 42.578 habitantes, segundo o Censo do IBGE de 2023.Seu nome homenageia ao vaqueiro Simão Dias, que desbravou estas terras originalmente habitadas por indígenas Tapuias. O primeiro povoador foi conhecido como Simão Dias Francês, figura marcante na história da região.

O município ocupa uma área de 560,199 km² e abriga cerca de 77 comunidades. Está situado entre os rios Vaza-Barris (ao norte) e Piauí (ao sul), integrando a região fisiográfica do Oeste Sergipano. Faz divisa com os municípios de Pinhão, Macambira, Lagarto, Riachão do Dantas, Tobias Barreto, Poço Verde, além do estado da Bahia. Localizada na região Centro-Sul de Sergipe, às margens do rio Caiçá, Simão Dias é a terceira cidade mais alta do estado, o que a torna também uma das mais frias. Durante o inverno, as temperaturas podem variar entre 14ºC e 9,5ºC, proporcionando um clima agradável e diferenciado em relação a outras regiões sergipanas.

A principal atividade econômica é baseada na agricultura, com destaque para a cultura do milho, onde o grão recebeu o epíteto de "o ouro do sertão". Além de ser o maior produtor de milho da região, o município de Simão Dias apresenta proeminência na produção de abóbora, criação de ovinos da raça Dorper, avicultura robusta, comércio forte e franco crescimento industrial e turístico, por ser dotada de beleza e riqueza arquitetônica, tanto na cidade quanto nos povoados.


Comércio Local - Foto por: PMSD

Centro de Artesanato

Foto por: Divulgação

O Centro de artesanato da cidade é a mais pura representação da tradição do artesanato do município que tem mais de 40 artesãos que usa de habilidade e criatividade para executar peças e objetos diversos que vão desde as panelas e pratos de barro, purrão, vaqueiros de barro, bordados, bonecas de panos, artes em conchas, pinturas diversas a verdadeiras obras de arte.

Comércio Local

Foto por: @betomartelinho2018

O comércio local apesar de ainda está associado às feiras livres, ocorridas aos sábados e quartas-feiras, se estende por várias ruas e avenidas da cidade, com lojas diversificadas contendo grande variedade de produtos e preços acessíveis.

Igreja Matriz Nossa Senhora de SantAna

Foto por: @betomartelinho2018

A igreja matriz da cidade está localizada na Praça Barão de Santa Rosa e data do início do século XIX. Em 1826 o usineiro Manoel de Carvalho Carregosa, mandou construir uma capela a pedido da esposa, Ana Carregosa, mulher muito religiosa. Surgiu como filial da matriz de Nossa Senhora da Piedade de Lagarto. Somente em 1834, torna-se Freguesia de Nossa Senhora Santana.

Praça Barão de Santa Rosa

Foto por: Juliano

A Praça Barão de Santa é uma das mais belas do interior de Sergipe e local de passeio e encontro da sociedade simãodiense. Nela é possível contemplar a beleza clássica da paisagem urbana dos casarões que se constituem em patrimônio histórico da região.

Serra do Cabral

Foto por: @betomartelinho2018

O Ponto Turístico Serra do Cabral localizado a seis quilômetros da cidade é um mirante de 450m de altura, onde se tem uma vista panorâmica da cidade. Possui percurso pavimentado, estrutura moderna com bar, restaurante, estacionamento, praças arborizadas e um cruzeiro. O local é ideal para passear com a família, manter contato com a natureza, se divertir e fazer excursionismo.

Os fins de tarde no mirante aliado a geografia local é simplesmente deslumbrante e inesquecível!