Sandro Stéfano

O município de Tobias Barreto está localizado no território Centro-Sul de Sergipe, divisa com o estado da Bahia, a 129 km de distância de Aracaju, capital sergipana. Sua fundação se deu entre 1599 e 1622. Seu primeiro habitante foi Belchior Dias Moréia, um dos capitães de Cristóvão de Barros, que chegou por estas terras logo após a conquista de Sergipe d’El Rey, por volta de 1599. Ele faleceu em sua fazenda, ao pé da Serra do Canine, em 1622. A sede do município de Campos obteve foros de cidade pela lei nº 550 de 23 de outubro de 1909 e pelo decreto lei nº 377 de 31 de dezembro de 1943, passando a denominar-se Tobias Barreto em homenagem ao ilustre filho da terra Tobias Barreto de Menezes. Atualmente a economia do município se baseia na agricultura, como cultivo de milho e feijão, venda de gado de leite e de corte,e no comércio, possui com forte vocação para confecções de bordados,de pinturas e de cerâmicas. Conta também com um grande polo industrial, com fábricas de confecções em geral. A cidade dispõe de excelentes restaurantes e pousadas que, devido ao seu grande comércio local, estão sempre acomodando turistas de todo o país. Sua população gira em torno de 52.191 habitantes (Dados IBGE 2019).

Informações: Secretaria Municipal de Cultura Juventude e Turismo

Fone: (79) 3541-2067


Cadart

O Cadart é, como sugere o próprio termo, uma espécie de cadastro único de artistas locais. Foi idealizado pela atual gestão da Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude, visando uma melhor interação entre o poder público e aqueles que fazem a arte tobiense acontecer. Por meio desta iniciativa, vários frutos já estão sendo colhidos, como intercâmbios intermunicipais, apresentações em meios de comunicação como rádio e TV e várias outras oportunidades para cada artista cadastrado.

FOLCLORE

Foto por: Prefeitura

As manifestações folclóricas são representadas pelos grupos de Capoeira, Samba de Coco, Maculelê, Pífano e as Quadrilhas juninas, que este ano conta com a presença do Meu Xamego e Mexe-Mexe representando Tobias Barreto nessa importante tradição nordestina.

Lira Nossa Senhora da Imperatriz

Em 3 de Janeiro de 1974 foi batizada de “Sociedade Musical Lira Nossa Senhora Imperatriz dos Campos”, e seu estatuto criado por Monsenhor José de Souza, assim oficializando a filarmônica, que é uma entidade sem fins lucrativos e que sobrevive da contribuição dos seus sócios, amigos e abnegados, pessoas apreciadoras da arte musical. Desde então a Lira tem desenvolvido relevante trabalho social e cultural em Tobias Barreto, através da Escola de Música Maestro José de Oliveira Neto, que oferece a oportunidade de aprendizagem de instrumentos musicais para crianças, jovens e adultos, não somente no município como na zona rural, formando assim profissionais na área musical. 

Semana Cultural

Foto por: Prefeitura

Segundo os historiadores a comemoração do aniversário de Tobias Barreto de Menezes era realizada na avenida principal que tinha seu nome e ocorria no dia 7 de junho. Foi em 1984 que passou a ser a Semana Cultural, acontecendo de 1 a 7 de junho com a entrega de flores aos pés da estátua de Tobias Barreto de Menezes, feira de artesanato e comidas típicas, concurso de poesia, abertura da Gincana Cultural e a participação da Lira Musical Nossa Senhora Imperatriz dos Campos.

Tobiarte

Foto por: Prefeitura

Evento cultural idealizado em 2010 que acontece nos meses de outubro, nos quais, durante uma semana, realiza em alguns pontos simultâneos da cidade, várias apresentações de dança, música, teatro e outras iniciativas artísticas, criando um elo cultural entre Tobias Barreto e diversas cidades do estado sergipano.