Foto por: Alisson

Localizada no litoral Sul de Sergipe, a 68 km da capital Aracaju, a cidade de Estância é reconhecida e lembrada como a “Capital Brasileira do Barco de Fogo”. Limita-se ao Norte e Nordeste com o município de Itaporanga d'Ajuda; ao Leste e Sudeste com o Oceano Atlântico; ao Sul com o Estado da Bahia, ao Sudeste com os municípios de Indiaroba e Santa Luzia do Itanhy; ao Oeste com o município de Arauá e ao Nordeste com o município de Salgado.

Inserida no Polo Costa dos Coqueirais, Estância, “Jardim de Sergipe”, assim como foi denominada por D. Pedro II teve seu primeiro povoamento em 1621, e possui hoje uma população estimada em 65.078 habitantes (Dados IBGE 2022). Considerada uma cidade litorânea e ribeirinha, contém a Lagoa dos Tambaquis e Praia do Saco como atrativos mais visitados pelos turistas.

Além dos atrativos naturais, Estância apresenta diversas atrações históricas e culturais, através dos seus sobrados de azulejos portugueses no Centro Histórico, dos folguedos, da apresentação das escolas de samba no Carnaval, das manifestações culturais como a Batucada e o Majestoso Barco de Fogo, este último Patrimônio Imaterial do Município. Todas essas manifestações fazem de Estância o Berço da Cultura Sergipana.

 


Foto por: Alisson Drone

Lagoa dos Tambaquis

Foto por: Max Carlos

Antiga Lagoa Grande do Abais, localizada na conhecida reta do Abais, na rodovia Ayrton Sena, atrativo natural, propícia para banho e onde predomina a presença dos Tambaquis em meio aos banhistas e apreciadores da natureza.

Ilha da Sogra

Foto por: Alisson Drone

É um pedaço do paraíso brasileiro, um banco de areia que, durante o dia, é uma bela ilha deserta (de um lado, o visitante pode tomar banho de rio, em água salobra, e, do outro lado, banhado por mar aberto), ao cair da tarde é coberto pelas águas.

Praia do Saco

Foto por: Alisson Drone

Antiga Praia do Saco do Rio Real, Praia de Boa viagem, hoje praia do Saco, de águas quentes, possui um conjunto natural entre dunas e manguezal, distante a 65 km da capital Aracaju, tendo acesso através da  rodovia SE100 e Ayrton Sena. Vindo de Salvador o principal acesso é pela rodovia Linha Verde. Não deixe de visitar a centenária Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, bem à beira-mar. Há indícios de que a igreja seja uma das mais antigas do município de Estância.

Praia das Dunas

Foto por: PME

Situada entre as Praias do Abaís e Saco, possui extensa área de dunas onde se formam belas piscinas naturais temporárias, apreciadas por veranistas e turistas do mundo inteiro.

Praia do Abaís

Foto por: Alisson Drone

De terminologia indígena, é uma das praias mais populosas do estado de Sergipe. De extensa faixa de areia e mar agradável, possibilita aos veranistas e turistas, tranquilidade e calmaria.

Miranguinha

Foto por: Rodrigo Santos

Localizado na zona rural de Estância, local frequentado por estancianos  e visitantes, ideal para a prática de esportes náuticos e  passeios de barcos.

Farnaval

Localizado na zona rural de Estância, de vegetação costeira rodeada de rios e manguezal, onde é possível a visibilidade de crustáceos. (Aratu, Caranguejos e outros)

Ribuleirinha e Porto do Mato

Localizados na região litorânea, ficam entre a praia do Abais e Saco, de culinária pujante onde é localiza a casa das catadoras de mangabas, especiaria encontrada na nossa região, dela é possível executar  diversas receitas que dão sabores únicos da nossa gastronomia.