Fonte: Davi Costa

A nomeação Aracaju deriva do topônimo tupi “acayú", que significa “fruto do cajueiro”, mas popularmente ganhou significado de "cajueiro dos papagaios", por ser uma palavra composta de dois elementos: "ará" (papagaio) e "caju’ (fruta). Essa interpretação tem grande vigência, embora existam também outras versões, como “tempo de caju “, ou ‘lugar de caju”.

Fundada em 17 de março de 1855, pelo então presidente da Província de Sergipe Del Rey, Inácio Barbosa, às margens do rio Sergipe, a capital do Estado conta com 657.013 pessoas (Estimativa IBGE 2019) e uma extensão de mais de 35km de praias, entrecortadas por braços de rios, a exemplo do Vaza-Barris, Poxim e Sergipe.

Historicamente, Aracaju ganhou status de capital, após ocorrer a transferência da sede do governo da cidade de São Cristóvão, localizada no interior, para o povoamento litorâneo, visando facilitar o escoamento da produção agrícola, principalmente, a açucareira. De um pequeno povoamento traçado pelo engenheiro Sebastião Pirro, como num tabuleiro de xadrez, a cidade cresceu e continua se desenvolvendo de forma planejada e harmoniosa. Uma capital moderna, tranquila, aconchegante e acolhedora, com clima ameno, brisa constante, um povo hospitaleiro, que gosta de partilhar a cidade com quem aqui chega.

Preparada para o mercado turístico, Aracaju possui belos atrativos naturais: rios, manguezais, praias de águas mornas com areias firmes e planas, perfeitas para caminhadas, corridas e prática de esportes. Entre as capitais do Nordeste, juntamente com João Pessoa se desenvolve, primeiramente, à beira-rio para, depois, debruçar-se com vista para o mar.

A cidade possui uma ótima infraestrutura urbana, com ruas e avenidas arborizadas, transporte coletivo integrado, mais de 40 km de ciclovia, parques, praças, museus, teatros, galerias de arte, casas noturnas, bares, restaurantes, centro de convenções e uma qualificada rede hoteleira.

A culinária sergipana desperta os sentidos com sabores que vêm do sertão, passam pelos rios e chegam ao mar de Aracaju. O destaque é o caranguejo, que tem até uma Passarela com seu nome na Orla de Atalaia, “point” perfeito para conhecer, degustar e levar na lembrança as delícias da cidade.

SECRETARIA MUNICIPAL DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO E TURISMO (SEMICT)

Fone: (79) 3222-1432

www.aracaju.se.gov.br


Calçadão da Praia Formosa

Foto por: André Dantas

Um dos mais novos cartões-postais de Aracaju, a reurbanização da continuação do calçadão da 13 de julho foi inaugurado em 2016com investimentos  da ordem de R$ 5 milhões pela iniciativa pública municipal. O calçadão Praia Formosa fica na zona sul da capital sergipana e é um espaço que contempla equipamentos de lazer, fontes luminosas, paredes de escaladas, academias públicas, parque infantil, caramanchões e vista privilegiada do rio Sergipe. Seguinte ao passeio público ficam restaurantes, o Iate Clube de Sergipe e o calçadão que interliga ao Centro de Aracaju. Vale a pena uma visita.

Parque da Cidade - José Rollemberg Leite

Foto por: Luiza Machado

O Parque da Cidade foi inaugurado em 1979 e teve a sua principal atração, o zoológico, criada em 1985. Localizado no bairro Industrial, zona Norte da capital, é administrado pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). O complexo dispõe de uma área de 930 mil metros quadrados e aproximadamente 50% da área do local é composta pela vegetação da Mata Atlântica. É possível se divertir no local fazendo caminhadas, correndo ou andando de bicicleta e desfrutando do ar puro que a natureza oferece, além de abrigar a hípica da cidade. Um moderno teleférico permite vislumbrar a bela paisagem. O Parque dispõe ainda de mirante com a imagem de Nossa Senhora da Conceição e um visual incrível de Aracaju e da Ilha de Santa Luzia. O acesso ao Parque da Cidade é livre e abre de terça à domingo das 09h às 17h.

Fone: (79) 3234-2650/2651

Fone Teleférico: (79) 3205-1305

Parque da Sementeira - Gov. Augusto Franco

Foto por: Davi Costa

O Parque Governador Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira, possui uma grande área verde. Lá é possível se divertir jogando futebol, fazendo caminhadas, corridas de rua, andando de bicicleta, piqueniques. No parque está localizado o Planetário da Casa da Ciência e Tecnologia de Aracaju – CCTECA, que possui 82 equipamentos de experimentos interativos nas áreas de física, química e matemática, e mais três equipamentos externos, entre eles o Gyrotec, que simula a ausência de gravidade com círculos giratórios. O Planetário, com 31 acentos reclináveis e um equipamento de alta tecnologia, projeta em alta precisão imagens do Sistema Solar que dão ao expectador a sensação de uma viagem pelo espaço sideral. Nos dois últimos finais de semana do mês, das 18h30 às 20h, é possível ver a lua e outros planetas por meio de um telescópio.

O parque fica situado na Av. Dep. Sílvio Teixeira, s/n - Jardins. Funciona diariamente das 06h00 às 20h00, fone 0800-2841300. O Planetário abre de terça a sexta-feira das 09h às 12h e das 14h às 17h. Sábado e domingo das 14h às 17h.

Contatos e agendamentos pelo fone (79) 3217-3370 e pelo blog www.cctecaplanetario.blogspot.com

Parque dos Cajueiros - Gov. Antônio Carlos Valadares

Foto por: Mochila.se

Localizado na avenida Beira-Mar, zona Sul, possui área verde, quadras poliesportivas, área de recreação para crianças, centro de treinamento de remo, banheiros, lanchonetes, locais para piqueniques passeios de bicicletas, pista de skate e posto de polícia ambiental. Para quem gosta de relaxar, o parque conta com um restaurante que funciona à beira do rio Poxim. Acesso livre.

Fone: (79) 3205-9500.

Praça Fausto Cardoso

Foto por: Davi Costa

A mais antiga da capital e onde fica a primeira estátua erguida em praça pública de Sergipe, a praça é referência histórica e turista. Inicialmente denominada Praça do Palácio, numa referência ao Palácio Olímpio Campos, antiga sede do Governo Estadual, recebeu o atual nome em homenagem ao líder político, morto na praça em 1906. Em sua circunferência estão localizados prédios históricos e culturais, a exemplo do Palácio da Justiça Tobias Barreto, os prédios da delegacia fiscal do Ministério da Fazenda, também conhecido como Palácio Carvalho Neto, e a Biblioteca Pública, datados dos anos 30, antigas sedes da Receita Federal e Arquivo Público do Estado, além do Palácio-Museu Olímpio Campos e da antiga sede do Poder Legislativo Estadual, o Palácio Fausto Cardoso, abrigando hoje a Escola do Legislativo.

Praça Olímpio Campos

Foto por: Ensurb

Localizada no coração da cidade,  abriga a Catedral Metropolitana, a Galeria de Arte Álvaro Santos, o Centro de Turismo, o Parque Teófilo Dantas, além do restaurante Cacique Chá Senac Bistrô. Não deixe de ver também o casarão da Cúria Metropolitana de Aracaju e o Memorial do Judiciário. De segunda a sexta-feira, acontece na praça uma feira de artesanato e comidas típicas.

Praça Tobias Barreto

Foto por: Davi Costa

Localizada no Bairro São José, a praça é um lugar aconchegante e de muita beleza. Aos domingos acontece a Feira da Coruja onde é possível encontrar artesanato, comidas típicas e apresentações musicais.