Sandro Stéfano

Itaporanga é o destino certo para o turista que gosta de curtir regiões litorâneas e história da construção jesuítica no Nordeste. Com 34.356 mil habitantes (Estimativa IBGE 2019), o município está localizado a 31 km da capital, localizado no território da Grande Aracaju, oferecendo aos seus visitantes pontos turísticos, como a Igreja de Nossa Senhora D’Ajuda, o mar da praia da Caueira e a fazenda Tejupeba, uma construção em área particular, mas de forte apelo histórico e turístico. O município também disponibiliza de um complexo industrial, por ser entrecortado por rodovias, a exemplo da BR 101, mas, turisticamente, o litoral de Itaporanga d’Ájuda e remanescentes de engenhos fazem da região uma agradável surpresa.

Informações: Secretaria de Cultura e Turismo

Fone: (79) 3264-2738


CAUEIRA

Foto por: Emerson da Silva Santos

O mar da praia da Caueira, situado no litoral Sul de Sergipe e a 29 km de Aracaju, é um convite a um banho prazeroso e inesquecível com suas águas claras e mornas, A orla passa por constante processo de manutenção para garantir o conforto e o bem-estar dos banhistas, por se tratar de uma região bastante sazonal quanto ao avanço do mar.  O pôr do sol nessa praia paradisíaca é de uma beleza estonteante, que enche os olhos daqueles que o apreciam.

A areia da praia é batida, própria para caminhadas, bem como a prática de esportes mais radicais. Há também uma pequena faixa de dunas e coqueirais que formam um cenário bucólico, e proporciona aos seus visitantes uma sensação de bem-estar.

Na década de 90, a praia da Caueira era apenas um reduto para veranistas, mas o balneário começa a ganhar ares turísticos, com o aporte de pousadas, bares e restaurantes. A dica é curtir o dia com muito banho de mar, saborear a deliciosa culinária feita à base de mariscos e crustáceos e contemplar o belo pôr do sol, ao final do dia. À noite, a pedida é curtir o cotidiano da cidade em um dos bares da orla.