Foto por: Neu Fontes

Nossa Senhora do Socorro está localizado no território da Grande Aracaju, a poucos 13km da capital sergipana, é a segunda maior cidade do Estado em população, em eleitores e economicamente, com uma população de 160.827 hab (Censo IBGE 2020). A cidade possui atrativos turísticos importantes, como a secular Igreja Matriz, rica em manifestações culturais, além de belezas naturais, a exemplo das prainhas do Porto Grande e do São Braz e da Floresta Nacional do Ibura. As iguarias culinárias também são destaques, atraindo visitantes para apreciar os famosos camarões do povoado Calumbi, além de ser entrecortado por braços do rio Sergipe, aptos a serem descobertos turisticamente, em suas belas paisagens.

A história de Socorro vem desde o início do século XVIII, quando era apenas um povoado, guardado em sua fé pela Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Tomar da Cotinguiba. À época, pertencia ao município de Santo Amaro. Passou depois a fazer parte do território de Laranjeiras, alcançando, em seguida, a sua independência para voltar a ser povoado, dessa vez da recém-criada Aracaju.

Somente em 14 de março de 1868 o distrito alcançou a sua independência definitiva, transformando-se em Município. O curioso é que, apesar de o Poder Executivo estar concentrado na Sede, é nos conjuntos habitacionais, que se localizam próximos à capital, que mora a maior parte da população.

A partir da década de 80, Socorro vem sofrendo alterações urbanísticas devido aos empreendimentos imobiliários que se concentraram nos diversos conjuntos, bairros e povoados, deixando, inclusive, de ser uma cidade dormitório. Isso se deve à chegada de várias indústrias, lojas, e ao shopping, instalado no bairro Marcos Freire I.


Foto por: PMS

Festa da Padroeira

Foto por: PMS

A festa da Padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, é uma das mais importantes do calendário municipal. É celebrada sempre no dia 2 de fevereiro. Na data, os fiéis participam de novenas, missa e da procissão, que reúne milhares de pessoas. É a mais forte manifestação religiosa da cidade.

Além da padroeira, Socorro também comemora a festa da copadroeira: Nossa Senhora do Amparo, que é celebrada no dia 15 de agosto, na Sede do Município. Já nos povoados e conjuntos habitacionais, são realizadas outras festas religiosas, a exemplo da festa de Nossa Senhora Rosa Mística (Conjunto Jardim), Nossa Senhora da Conceição (nos povoados Taiçoca de Fora e de Dentro), Menino Jesus (Parque dos Faróis), São João Batista (Conjunto João Alves Filho), São João Evangelista (Conjunto Marcos Freire III) e Bom Jesus dos Navegantes (Porto Grande).


 

Lavagem das Escadarias

Divulgação

Junto com a Festa da Padroeira, ocorre no dia 2 de fevereiro a Lavagem das Escadarias da Igreja Matriz Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,  com cultos das religiões de matrizes africanas. No entanto, após a primeira edição da lavagem, que ocorreu em 2006, o evento ficou alguns anos suspenso. Há seis anos, porém, o ritual realizado pelos grupos de Umbanda, voltou a entrar para o calendário de eventos da cidade. O ato começa com a reunião de participantes de vários terreiros do Estado próximo ao rio Cotinguiba, no povoado Porto Grande, onde a água é recolhida. Em seguida, eles fazem a tradicional roda com cânticos para seguir com o cortejo até a sede do Município.

Forró Siri

Foto por: PMS

A festa é consagrada como um dos melhores São Pedro do Estado, chegando a atrair um total de mais de 120 mil pessoas por noite. A praça do evento é inicialmente montada na Sede do Município, e, posteriormente, na arena instalada na avenida principal do conjunto João Alves. O evento junino atrai, todos os anos, forrozeiros de várias partes de Sergipe e dos estados vizinhos para curtir a programação, que envolve atrações musicais de renome nacional, sem esquecer de valorizar a cultura sergipana e o talento das bandas socorrenses. Também se apresentam grupos folclóricos, a exemplo do tradicional Samba de Coco São Benedito.