Arthur Leite

O município de Santa Luzia do Itanhi está localizado no território Sul de Sergipe, a 76 km da capital, Aracaju, limitando-se ao Sul com o município de Indiaroba, ao sudeste com Umbaúba, ao noroeste com Arauá, ao norte com Estância e a ao oeste com Itabaianinha. Sua população é de aproximadamente, 14.035 habitantes (Estimativa IBGE 2019), seu nome é uma homenagem a Santa Luzia e o complemento "Itanhi" vem do nome dado pelos índios Tupinambás ao rio Real. A cidade de Santa Luzia do Itanhi é umas das povoações mais antigas de Sergipe, ficando em lugar de destaque devido às marcas deixadas pela história, a exemplo de ruínas de engenhos, alguns em bom estado de conservação, e um deles foi transformado em alambique, onde se é produzida a Cachaça Reserva do Barão. Localizada na APA Litoral Sul, importante unidade de conservação, também há uma reserva particular de Patrimônio Natural. A área também possui uma identidade gastronômica voltada para pratos com frutos do mar, doces e outros elementos da culinária nordestina.

Informações: Prefeitura de Santa Luzia do Itanhi Fone: (79) 3548 -1432


Antigo Trapiche

Fica localizado logo na entrada do povoado Crasto, no lado direito do rio Piauí, o acesso é restrito devido às ruínas do mesmo estar dentro de uma propriedade privada, mas podemos observar à beira-rio apenas as ruínas de concreto e tijolos que restou para contar a história do antigo trapiche. Observa-se também uma imensa quantidade de cascas de ostras espalhados pelo solo que são deixadas pelos pescadores que levam consigo apenas a carne da ostra, deixando para trás toda a parte não comestível.

Biblioteca Luminescência de Artes Visuais

Foto por: Prefeitura

Localizada na Avenida Principal, 272, Conjunto Albano Franco, Povoado Crasto é a primeira e única biblioteca exclusivamente dedicada às artes no estado de Sergipe, funcionando de segunda à sexta, das 08:00 às 12:00, e das 14:00 às 17:00, com entrada franca e sem necessidade de agendamento ou autorização prévia. A biblioteca é sede também do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI). O acesso à biblioteca é fácil, a avenida é asfaltada e está em bom estado de conservação.

Cachaçaria Reserva do Barão

Foto por: Arthur Leite

Situada no povoado Priapu, dentro do Engenho Priapu, é uma cachaça artesanalmente produzida e comercializada em todo o país e inclusive importada para outros países. A inspiração para esta bebida sergipana remonta a uma tradição de mais de 150 anos. A Cachaça Reserva do Barão é uma homenagem a João José de Oliveira Leite, o ‘Barão do Timbó, e o seu enteado, o major Paulo Vieira, que em 1857 fabricava bons exemplares da bebida no Engenho São Félix, já naquele tempo eles utilizavam alambiques de cobre, hoje a bebida é fabricada no mesmo local e armazenada em barris de carvalho para maturação.

O acesso a esta cachaçaria é realizado por uma estrada de terra até chegar no engenho Priapu. A cachaçaria fica dentro dessa propriedade e para ter acesso é necessário passar por uma pastagem com criação de bovinos pelos caminhos já estruturados para a passagem de pessoas e logo em seguida adentrar a cachaçaria. A infraestrutura da mesma tem condições favoráveis e assim o turista pode ter a possibilidade de acompanhar todo o processo de fabricação da cachaça, desde a colheita da cana até os acabamentos como engarrafamentos e rotulagens.

 

O Santo Cruzeiro

Foto por: Prefeitura

Marco inicial da cidade de Santa Luzia do Itanhi, e consequentemente, da colonização de Sergipe, o Santo Cruzeiro foi o local onde a primeira missa do estado foi rezada. O monumento encontra-se localizado em propriedade particular, entretanto, ainda assim pode ser observado ao longe, erguendo-se pacífico numa colina, figurando como protagonista de uma paisagem bela.

Reserva Particular de Patrimônio Natural - Reserva do Crasto

Situada no povoado Crasto, a Mata do Crasto é a principal reserva de Mata Atlântica nativa de Sergipe – o que compreende a Área de Preservação Ambiental (APA) do Litoral Sul), com áreas de manguezais que cercam o Rio Piauí, além da fauna e flora existente nos limites da reserva.

Ruínas da Igreja Senhor do Bomfim

Foto por: Ascom-SE

Uma igreja secular em ruínas simbolizando a presença dos Jesuítas na região, a mesma fica localizada no alto de uma colina no Povoado Crato distante a 7 km da sede do município de Santa Luzia do Itanhi.

Santuário de Santa Luzia do Itanhi

Foto por: Arthur Leite

Fica localizado no alto de uma pequena colina, logo na entrada do município, importante atrativo turístico e cultural por ter sido berço católico do estado e marco da 1° missa rezada em solos sergipanos. O acesso ao santuário se dá pela rodovia 247, as vias estão asfaltadas e em boas condições. É possível contemplar o monumento e realizar visitas pré- agendadas no interior da igreja.