imagem

A construção da Usina Hidrelétrica de Xingó, entre os municípios de Canindé do São Francisco-SE e Piranhas-AL, originou acima do leito do Rio São Francisco um lago com capacidade para armazenamento de mais de 3 bilhões de metros cúbicos de água- profundidade média de 150 metros, numa extensão linear de 65km entre essa Usina e o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso. 
Além desses dois municípios, o Lago de Xingó margeia o Olho D’Água do Casado e Delmiro Gouveia, localizados em Alagoas e Paulo Afonso no estado da Bahia.

As antigas e inavegáveis corredeiras cederam espaço para o represamento que propicia a navegabilidade em meio a milenares  paredões rochosos que formam o Cânion do Rio São Francisco, despertando o respeito a quem os contemplam.

O represamento do Rio São Fracisco no trecho que compreende Xingó, tem como importância primordial a geração de energia elétrica, mas enche de esperança o coração do povo da região por meio da possibilidade do surgimento de novas atividades econômicas, como por exemplo o turismo.

Em maio de 1995 foi iniciada a exploração do turismo náutico com o catamarã Cotinguiba; translados aos sábados e domingos, através  do restaurante flutuante Karrancas (Dique 2 em Canindé do São Francisco). 

Aos poucos, a beleza do quinto maior cânion do mundo foi surpreendendo e atraindo um número cada vez maior de turistas. Além disso, o cenário da Caatinga mesclado com a imponência dos paredões rochosos que emolduram o ambiente das águas do Rio São Francisco despertaram o interesse de produtores de filmes, novelas e minisséries como também, departamentos de jornalismo de vários veículos de comunicação. Fator muito importante e que colaborou na difusão e fortalecimento do turismo. 

Consequentemente, o Complexo Turístico de Xingó ganhou notoriedade e proporções para ser considerado o segundo destino do estado de Sergipe mais procurado. Surgiram ainda, novos empreendimentos e outros se readequaram para o melhor atendimento ao visitante na região. Todavia, o restaurante Karrancas passou por um rigoroso processo de otimização, atingindo a capacidade para atender simultaneamente 1000 pessoas, oferecendo um cardápio variado de pratos à La Carte e Buffet com inúmeras iguarias da culinária típica. 
Hoje, o maior cânion navegável do planeta oferece diariamente vários serviços náuticos, passeios de catamarã e até opções de lanchas e voadeiras. 
O Paraíso do Talhado é o ponto mais bonito do Cânion do Rio São Francisco, no entanto, quem opta pelos passeios de voadeira ou de lancha pode desfrutar de um mergulho na parada para o banho no Vale dos Mestres.
A importância científica das espécies da Caatinga, a história do cangaço e os registros arqueológicos também são fatores que contribuíram no desenvolvimento do ecoturismo e o turismo de aventura, essas modalidades vem atraindo apreciadores dessas atividades e hoje é comum visualizar turistas de mochilas explorando as inúmeras trilhas da região.

Venha desbravar e explorar os encantos que a natureza reserva para você em um ambiente com aspectos primitivos, atrelado aos serviços que inspiram conforto, segurança e tranquilidade!

Consulte seu Agente de Viagem e contrate um Guia de Turismo.

Genilson Aragão 
Turismólogo 
Gestor em Turismo Náutico