O Arquivo Público Municipal de São Cristóvão recebeu a visita da diretora-geral do Arquivo Público Nacional, Mônica Lima, na última segunda-feira (02), que destacou o equipamento como uma referência não apenas no estado, mas para o Brasil no que se diz respeito à gestão documental e das políticas de memória. A visita reforçou o reconhecimento nacional de todo trabalho desenvolvido pela gestão municipal. 

Na oportunidade, o prefeito da cidade, Júlio Nascimento, recepcionou a diretora e destacou que esse reconhecimento é motivo de muito orgulho. “É muito bom ver que os serviços do nosso Arquivo Municipal estão ultrapassando os muros do município. Nossa gestão está dando continuidade ao ótimo trabalho de investimentos que já vinha sendo feito nos últimos anos, zelando e protegendo o guardião da história da cidade. Esses investimentos aconteceram por entendermos a importância desse espaço, não só para a gestão, mas para a população. É uma satisfação receber o Arquivo Nacional”.

 

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão 

Vinculado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Arquivo Nacional vem acompanhando todas as experiências de sucesso dos arquivos municipais do país.  Segundo Mônica Lima, diretora-geral do equipamento federal, o Arquivo Municipal de São Cristóvão se destaca como referência nacional por boa condução das políticas de gestão documental e garantir o objetivo do espaço como salvaguarda de história e memória.

Mônica Lima, diretora-geral do Arquivo Nacional

A diretora ainda ressaltou a relevância do equipamento municipal espelhar a importância da cidade, que é patrimônio mundial, tanto em nível nacional quanto internacional, e todas as atividades desenvolvidas pela direção estão neste caminho de sucesso. “Tenho muitos elogios a fazer e também grandes expectativas de que esse trabalho continue se desenvolvendo, especialmente com a consolidação de uma sede própria, possibilitando que todas as atividades sejam realizadas de forma plena. Trata-se de um arquivo exemplar, tanto na gestão de documentos quanto nas políticas de memória. Quando essa atividade é bem conduzida, ela fortalece a administração pública e garante a preservação da história”, ressaltou a diretora-geral.

Adailton Andrade, diretor do Arquivo Público Municipal

De acordo com Adailton Andrade, diretor do Arquivo Público Municipal, equipamento público ligado à Secretaria Municipal de Governo e Gestão (Segov), a gestão documental em São Cristóvão está se tornando única e com avaliações muito positivas. Com fluxo de chegada da documentação e todo o processo até o arquivamento, passa por fases que nem todos os arquivos estão capacitados a realizar. “Para nós é muito gratificante receber o reconhecimento do Arquivo Nacional, assim como outras visitas que recebemos em nosso espaço, vindas de várias cidades de Sergipe e de outros estados. A gestão que São Cristóvão teve nos últimos anos se mostrou preocupada de verdade com o Arquivo e investiu na organização e sistematização da forma correta, e esse investimento continua existindo. Com todo nosso trabalho, viramos referência no estado e agora no Brasil”, finalizou. 

 

Publicado por :Érica Xavier
Fotos por : Heitor Xavier

Fonte: Prefeitura de São Cristóvão