Alana Gois/Secom

No espaço que mescla tradição e modernidade tecnológica, visitantes têm a experiência de imersão pelas belezas naturais, cultura e gastronomia sergipanas
 

Sergipe estreou na World Travel Market (WTM) Latin America 2024 com um estande que mistura tradição e modernidade. Mais que isso: o que se vê é um recorte belo e criativo da sergipanidade que tanto o diferencia dos demais estados nordestinos. Assim, durante três dias, de 15 a 17 de abril, desta segunda até a próxima quarta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo, os visitantes poderão conhecer um pouco sobre as potencialidades e roteiros turísticos que Sergipe tem a oferecer, a exemplo do turismo sol e praia, e, em especial, sobre os 60 dias de festejos juninos no ‘País do Forró’.

Uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), o estande inovador consolida a participação do estado numa das mais importantes feiras de negócios de turismo do Brasil e da América Latina. Além da parceira ABIH/SE, a participação sergipana na WTM contou com o apoio do Instituto Banese, que assina o projeto do estande, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), do Serviço Social do Comércio de Sergipe (Sesc/SE), do The Legend – London Dry Gin, do Jardim das Laranjeiras Cachaçaria e da ADA Metaverso Co. 

Casa do Artesanato Sergipan - Foto: Alana Gois/Secom

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, ressaltou o orgulho de ver um estande que representa tão bem o estado. Segundo ele, é um espaço maravilhoso e imersivo, que proporciona um pouco da experiência do que é Sergipe. “Aqui, falamos dos nossos festejos juninos, das nossas praias, da nossa arte, da nossa cultura. Tem de tudo um pouco neste estande. Aqui, temos a oportunidade, também, numa feira tão relevante, de conversar com o trade turístico, com quem faz turismo de forma profissional no Brasil, para apresentar um pouquinho desse lugar maravilhoso, que é Sergipe”, afirmou.

Fábio Mitidieri realizou reuniões de negócos na sala Receptivo do Governador - Foto Laudicéia Fernandes/ Setur

Como porta-voz dos sergipanos, o governador Fábio Mitidieri explica por que, entre tantos estados do Nordeste, o turista deve escolher Sergipe. Ele elencou alguns motivos: “Pela Croa do Goré, pela Lagoa dos Tambaquis, pelo Cânion de Xingó, por Ponta dos Mangues, pelas praias do Saco, Caueira, Abaís, Pirambu, pelas belezas naturais, pelo povo maravilhoso que nós temos, com a nossa forma acolhedora de receber, pelas nossas comidas típicas. Sergipe realmente é um estado encantador, diferenciado e que merece uma exposição como essa que nós estamos vendo aqui”, reforçou.

Secretária-executiva de Estado do Turismo, Daniela Mesquita - Foto Matheus Moura/Setur

A secretária-executiva de Estado do Turismo, Daniela Mesquita, faz coro com o governador. De acordo com ela, o estande é pura sergipanidade com elementos que apresentam cultura, arte, história, saberes e fazeres do povo sergipano, além das belezas naturais que tanto encantam turistas e visitantes. “As milhares de pessoas que vão passar pela WTM durante estes três dias terão a oportunidade de experienciar um pouco de Sergipe de vários modos em nosso estande. Além de se encantarem com a beleza do espaço, vão descobrir que temos lugares lindos a serem visitados, que nossa gastronomia é deliciosa, que somos um estado com diversidade de atrativos e roteiros turísticos, e que recebemos com aconchego quem nos visita. E mais: estamos divulgando os festejos juninos no ‘País do Forró’, com 60 dias no Arraiá do Povo e na Vila do Forró à beira-mar. Isso oportuniza ao turista conhecer tanto as nossas tradições culturais juninas quanto curtir nossas belas praias”, destacou.

Estande imersivo

O estande de Sergipe na WTM tem 60 metros quadrados de cor, beleza e tradição. Tudo isso ganha ares de modernidade e mais destaque com o auxílio de elementos tecnológicos, que são a marca registrada dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Banese. Assim, a riqueza do patrimônio cultural e ambiental do estado está sendo apresentada em diversas instalações físicas que somam e se complementam, compondo o espaço.

Fazendo um ‘tour’ pelo estande, o visitante, recepcionado pela equipe da Setur, já se depara com a decoração que é a cara do Nordeste: na bancada de atendimento, um mosaico de chita supercolorido dá as ‘boas-vindas’, com direito a degustação de cachaças e gin produzidos no estado, das famosas queijadinhas de São Cristóvão e das castanhas de caju do Carrilho, em Itabaiana.

No estande, o público foi recepcionado pela equipe da Setur, onde degustaram a bebida e agastronomia sergipana -Foto Laudicéia Fernandes/Setur

Destaque para duas torres que se elevam na parte mais central do estande. Em ambas, painéis de LED fazem referência à maior festa de forró à beira-mar do Nordeste, o Arraiá do Povo e a Vila do Forró, que vão acontecer na Orla da Atalaia, em Aracaju. Num dos painéis, o público vê a programação dos festejos com mais de 300 atrações musicais e artísticas durante os meses de junho e julho. No outro, um vídeo apresenta a ‘Segundona do Turista’, evento que acontece todas as segundas-feiras na Rua São João e que prosseguirá até dezembro deste ano. Em ambos, fica mais do que evidente que Sergipe é, sim, o ‘País do Forró’. Ainda nas torres, no lado oposto aos painéis de LED, a Casa do Artesanato Sergipano apresenta diversas peças em madeira e cerâmica, renda irlandesa e muito mais. 

O arquiteto Ezio Déda, profissional responsável pelo projeto do estande, também desenvolveu um espaço para o Receptivo do Governador, onde ele realizará rodadas de negócios com representantes de companhias aéreas e operadoras de turismo. Esse espaço se refere ao turismo ‘Sol e Praia’ com elementos que remetem às mais belas praias sergipanas mostradas em dois painéis de LED: um no chão e outro numa imensa parede. Além disso, em outra instalação, os visitantes, por meio de uma experiência com óculos de realidade virtual, conhecem as águas de Sergipe – rios e mar.

Inteligencia Artificial da "vida" a imagem do artista Arthur bispo do Rosário - Foto Alana Gois/ Secom

Nas fachadas laterais, em lados opostos, a Inteligência Virtual deu ‘vida’ a Virgulino Ferreira, o Lampião, o mais famoso cangaceiro do Brasil, que morreu em terras sergipanas, e a Arthur Bispo do Rosário, artista da terra que é conhecido pela genialidade das obras que produziu. Nas telas, eles ‘contam’ um pouco das próprias histórias. Já olhando para o alto, os visitantes podem vislumbrar o barco de fogo, símbolo dos festejos juninos em Estância, município no litoral sul de Sergipe. Ele representa uma das manifestações culturais juninas mais emblemáticas do estado, que deu à cidade o título de ‘Capital do Barco de Fogo’.

Sobre a WTM

A WTM Latin America 2024 está reunindo o trade do turismo de todo o mundo em três dias repletos de inovação e aprendizado. São cerca de 600 expositores de 40 países, contabilizando, aproximadamente, 27 mil profissionais de viagens, 50 conteúdos e conferências, além de rodadas de negócios e eventos de networking.

A feira oferece excelentes oportunidades de negócios, melhor retorno sobre o investimento e acesso a compradores e influenciadores qualificados da indústria de viagens e turismo. É, portanto, a oportunidade de o participante se conectar com destinos, operadoras de turismo, hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, empresas de tecnologia e outros players do mercado.

Fonte : Ascom Setur/SE