A iniciativa é uma realização do Grupo Banese, Governo de Sergipe e Grupo Energisa, com apoio cultural da TV Sergipe. A exposição tem proposta itinerante e chegará a diferentes locais e públicos.
 

Em torno de uma mesma representatividade e de muito orgulho, o público, artistas, instituições e empresas que valorizam Sergipe e suas peculiaridades estiveram reunidos na noite desta sexta, 27, no Museu da Gente Sergipana, durante encerramento das comemorações pelo Dia da Sergipanidade. A semana de programações é uma realização do Grupo Banese, através do Instituto Banese, e do Governo de Sergipe, com o patrocínio do Grupo Energisa e apoio cultural da TV Sergipe. 
 
Ao final de uma semana de ações alusivas ao 24 de outubro, incluindo homenagens, abertura de mostra de arte e ações educativas, o Instituto Banese inaugurou a Exposição Cores da Gente – Imersão e Emoção e comemorou os 10 anos de parceria contínua com o Grupo Energisa através do patrocínio à Orquestra Jovem de Sergipe. Em uma mesma noite duas iniciativas focadas na valorização e disseminação da cultura sergipana foram enaltecidas, viabilizadas e colocadas à disposição do público. 
 
Realizada pela primeira vez no Natal da Gente de 2021, a exposição Cores da Gente, uma experiência sensorial e marcante sobre as artes visuais em Sergipe, retorna em um novo formato. Projetada em uma estrutura inflável possível de ser transportada, a exposição agora é itinerante e chegará a outros locais e públicos, como explica o diretor-superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda. “No último dia da Semana da Sergipanidade, a inauguração da Exposição Cores da Gente foi o ponto de partida para esse projeto com um longo caminho pela frente. Ele, que já nasceu grande e com muito potencial de fomento da nossa cultura, agora percorrerá outros espaços graças ao patrocínio da Energisa que juntamente com o Grupo Banese apostou nessa ideia. A Orquestra Jovem já é uma aposta que há 10 anos dá certo, mas que juntos faremos evoluir ainda mais”, comemora Ezio Déda


 
O presidente do Banese, Marco Antônio Queiroz, também esteve presente e destacou o poder da arte e da cultura para nossa sergipanidade. “No último dia de programação da Semana da Sergipanidade entregamos mais uma expressão da arte sergipana, que através de muita tecnologia reverencia nossa cultura e nossos artistas. Também celebramos a continuidade da talentosa Orquestra Jovem de Sergipe por meio de parceria com a Energisa. O Banco do Estado tem sua marca em muitos projetos que valorizam a cultura sergipana e essas duas iniciativas são demonstrações disso. Sem dúvida, elas muito contribuem para que reafirmemos nosso sentimento de sergipanidade”, destaca Queiroz. 
 
A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, prestigiou o evento. “É uma imensa satisfação ver o nosso estado ser tão bem representado aqui pela Exposição Cores da Gente e pela nossa Orquestra Jovem de Sergipe. A exposição é planejada para circular pelo nosso estado. Agora, estendemos o convite para que todos os municípios conheçam esta exposição, na qual nossa arte e cultura são enaltecidas, contribuindo para o fortalecimento contínuo da nossa identidade cultural”, convida Érica. 
 
Durante evento, o diretor-presidente da Energisa, Roberto Carlos Currais, demonstrou sua satisfação em fazer parte de ambos projetos. “É com grande satisfação que reafirmamos mais uma vez o nosso compromisso com a sustentabilidade social e cultural, enfim, com a nossa sergipanidade. E hoje estamos aqui com muita alegria para consolidar o nosso compromisso com a continuidade do projeto Orquestra Jovem de Sergipe e também com a exposição Cores da Gente que resgata a importância de 20 artistas póstumos sergipanos autores de obras reconhecidas nacionalmente. A arte é a mais sublime forma de expressão humana e por reconhecer também todos os benefícios que ela traz para a sociedade a Energisa se une ao Instituto Banese na realização dessas importantes iniciativas”, afirma Roberto Carlos Currais. 
 
 
Visitação
 
Aberta oficialmente ao público, a Exposição Cores da Gente – Imersão e Emoção provocou muitas impressões acerca da sua proposta inovadora de proporcionar cultura e arte. Além de disponibilizar relevante conteúdo sobre as artes visuais em Sergipe entre os séculos XIX e XXI e apresentar os artistas que marcaram esta época, a mostra utiliza-se de recursos tecnológicos e sensoriais de última geração tornando a experiência moderna e atrativa para todos os públicos. 
 
O professor Marcos Souza aproveitou para experimentar a novidade já no primeiro dia. “Achei muito interessante. Uma experiência nova para o nosso estado que de maneira inovadora proporcionará ao público conhecer momentos importantes das artes visuais e os artistas que tanto contribuíram com a formação da nossa cultura e da nossa história. A sensorialidade nos permite a sensação de adentrar naquilo que é retratado por cada artista. Além disso, o diálogo que essa exposição tem com o acervo do Museu da Gente Sergipana é algo muito bem pensado. Parabéns”. 
 
Para a educadora Camila Lopes, paulista que vive em Sergipe há três anos, a experiência foi marcante. “Gostei muito da imersão, primeiro pela proposta de deitar nos pufs e olhar para cima. Foi como olhar para o céu e ver a história de diversos artistas sergipanos que não estão mais entre nós, mas marcaram uma época. Ver as obras tendo vida própria é incrivelmente marcante. É como se tivéssemos ganhando novas lentes. Como professora, penso que a imersão tem um potencial gigantesco na formação de público. Enfim, sou uma grande entusiasta da formação de público e acredito que a exposição Cores da Gente é uma ferramenta poderosa para isso”, registra. 
 
Além de conhecer a nova exposição, a plateia celebrou a sergipanidade por meio da música com a apresentação da Orquestra Jovem de Sergipe em um repertório regional e sergipano. E para encerrar a noite a cantora e compositora Jaque Barroso apresentou seu show ‘Descalça entre Mundos’, com as participações especiais do Maracatu Baque Mulher Aracaju e do músico Pedrinho Mendonça. 
 
A exposição Cores da Gente está aberta para visitação na área externa do Museu da Gente Sergipana de terça a domingo, das 10h às 15h. O acesso é gratuito. 
 
O Museu da Gente Sergipana é uma realização do Instituto Banese e do Governo de Sergipe, mantido pelo Banese, Banese Corretora de Seguros e Mulvi, com o patrocínio da Eneva, através da Lei de Incentivo à Cultura. 

Fonte : Tarcila Olanda - Coord. Núcleo de Comunicação

Fotos : Edu Freire