Programações fazem parte da política de promoção turística do estado, com o objetivo de gerar emprego e renda durante o período entre o final e o começo do ano
 

Com o objetivo de fortalecer o turismo local, impulsionar a economia e proporcionar momentos memoráveis aos visitantes e à população sergipana, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, realizou nesta sexta-feira, 3, o lançamento da campanha de turismo ‘Sinta de perto esse aconchego’ e do Verão Sergipe 2024. O anúncio aconteceu em mais uma edição do Café ponto Gov, que contou também com apresentação da programação da Vila do Natal Iluminado, realizado em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE).

 Para Fábio Mitidieri, ao investir em eventos atrativos e promover a divulgação dos encantos do estado, o Governo está impulsionando o setor turístico e gerando oportunidades para os empreendedores locais, fortalecendo a economia e o orgulho sergipano. “O que nós queremos é incentivar ainda mais a nossa economia, cultura, as nossas práticas esportivas, interiorizar o turismo. Após dez anos, o Verão Sergipe estará de volta, em janeiro e fevereiro, englobando seis municípios do nosso estado, incluindo a capital, Aracaju. A ideia é mostrar o potencial turístico de Sergipe. Com isso, estamos mostrando Caueira, Estância, Pacatuba, Canindé, Pirambu, Aracaju para os turistas, que vão conhecer um pouco mais, por meio dos shows e do esporte, os atrativos dessas regiões. Além disso, teremos a Vila do Natal Iluminado. Serão 30 dias de Natal na Orla da Atalaia, em Aracaju”, destacou.  

O governador ressaltou a importância da promoção de políticas públicas voltadas para o setor de turismo. “É uma sequência de ações para o setor do turismo, no qual a gente vai conseguindo trazer o público e acostumando esse turista e a própria população local a conhecer mais Sergipe. Nos festejos juninos, nós investimos R$ 18 milhões, mas se arrecadou quase R$ 50 milhões. Isso é a prova da força do turismo na nossa economia. E nós vamos investir mais, para fazer de Sergipe um destino cada vez melhor. Nós estamos aproveitando o Pré-Caju, maior prévia do Brasil, para vender todo esse potencial. Dos 12 meses do ano, nós vamos ter cinco meses seguidos de eventos. Teremos 60 dias de São João, de junho a julho, mais 30 dias de Natal, dois meses de Verão Sergipe, juntamente com o Projeto de Verão. Enfim, são grandes eventos que vão fazer com que a rede hoteleira esteja lotada, restaurantes comecem a vender mais e, consequentemente, mais pessoas sejam empregadas e haja um desenvolvimento ainda maior da cadeia produtiva do turismo”, disse. 

Na oportunidade, o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, enalteceu os investimentos realizados pelo Estado no setor. “Estamos vendo o desenvolvimento do turismo, na geração de renda e emprego, e mostrando também as nossas belezas naturais, os nossos conteúdos, a nossa religião, a nosso artesanato, a nossa cultura. Então, é isso que o nosso governador quer priorizar: a qualidade de vida do povo sergipano por meio da geração de renda e emprego e do incentivo ao turismo. A prova é a evolução do número de passageiros no aeroporto de Aracaju, além do aumento no números de eventos realizados no estado”, colocou.  

Verão Sergipe 2024

O Verão Sergipe 2024 é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Especial da Comunicação (Secom), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O evento contará com competições esportivas, apresentações de grupos folclóricos, exposição e feira de artesanato, e shows artísticos com atrações sergipanas e nacionais.

O projeto foi iniciado no ano de 2007, na gestão do então governador Marcelo Déda, que integrava o calendário de verão do estado. O evento também reunia artistas de diversos gêneros musicais, economia criativa e atividades esportivas, para celebrar a cultura, o turismo e aquecer a economia. A última edição foi realizada no ano de 2013, sendo retomado agora, dez anos depois, na gestão do governador Fábio Mitidieri.

A programação do Verão Sergipe 2024 acontecerá durante os finais de semana dos meses de janeiro e fevereiro, nas quatro sedes e também em Estância, durante o Carnaval. Entre as atividades esportivas previstas estão beach tênis, futevôlei, altinha, duatlo (duathlon), corrida, polo aquático, kitesurf, beach hand, 3x3 basquete, vôlei adaptado, dança, zumba e beach soccer.


 
A praia do Abais, localizada no município de Estância, será um dos locais incluídos na programação do Verão Sergipe. Para o prefeito de Estância, Gilson Andrade, a iniciativa é importante para a promoção do turismo e para fortalecer a economia local. “Quero parabenizar o governador Fábio Mitidieri, que tem como uma das suas principais ações alavancar o turismo em Sergipe, difundindo no cenário nacional as nossas potencialidades, como os nossos festejos juninos, participando de diversas feiras nos diversos segmentos e, agora, a retomada do Verão Sergipe, com muita força. E Estância está sendo contemplada no Verão Sergipe em pleno carnaval, assim como diversos municípios. Então, é uma forma de nós alavancarmos o turismo, de fortalecermos a geração de emprego e renda nesse momento”, frisou. 


 
O Governo do Estado vai continuar com a parceria com a prefeitura de Aracaju, no Projeto Verão 2024, que acontecerá nos dias 1º, 2 e 3 de março. A programação será anunciada posteriormente. Na ocasião, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, falou sobre a importância do projeto para o fomento do turismo no estado. “O Verão Sergipe é muito importante, porque vai movimentar a economia do estado inteiro. Durante os meses de janeiro e fevereiro, várias cidades receberão o Verão Sergipe. E nós encerraremos com a programação no Projeto Verão, em Aracaju”, destacou. 

Campanha ‘Sinta de perto esse aconchego’
 
Na campanha ‘Sinta de perto esse aconchego’, a sergipanidade estará presente em cada experiência proporcionada aos visitantes, tornando a viagem única e memorável. Segundo o secretário Especial da Comunicação Social, Cleon Nascimento, o objetivo é promover o estado como um destino turístico completo, destacando não apenas suas belas praias, mas também seus atrativos históricos, religiosos, culturais, naturais e gastronômicos. “Nosso intuito é fazer uma fidelização dos turistas com uma comunicação que chegue nas pessoas de uma forma mais leve e sutil”, afirmou.

Entre os produtos turísticos apresentados, estarão as orlas da Atalaia, Sul e Pôr do Sol; Museu e Largo da Gente Sergipana; mercados municipais; colina do Santo Antônio; Canindé do São Francisco, com foco no Cânion de Xingó e na Rota do Cangaço; Estância, com foco no Barco de Fogo; Praias do Saco e do Abaís, e Lagoa dos Tambaquis; as cidades históricas de São Cristóvão e Laranjeiras, Parque dos Falcões; festejos juninos, cultura popular e gastronomia.

Vila do Natal Iluminado

Com o objetivo de proporcionar aos sergipanos e turistas a experiência inédita de um período natalino em um dos principais cartões postais do estado, a Orla da Atalaia, o Governo de Sergipe realizará, no período de 2 de dezembro a 2 de janeiro de 2024, a Vila do Natal Iluminado. A programação é realizada em parceria com a Fecomércio/SE.

No espaço que será montado na Orla da Atalaia, os visitantes poderão visitar a Vila Temática do Natal, assistir a diversas apresentações artísticas com orquestras, filarmônicas e shows natalinos, além de participar da Parada de Natal. Serão montados na Vila do Natal Iluminado pista de patinação no gelo e uma roda gigante, casa do Papai Noel, trenzinho, igreja, presépio, árvore de LED e espaço instagramável. No local, o público também terá acesso à área de alimentação, com restaurantes, lanchonetes e espaços de comidas típicas e artesanato. 

Confira a programação musical do Verão Sergipe 2024

Programação musical

Itaporanga d’Ajuda - Praia da Caueira

Sexta-feira, 12 de janeiro
20h - Rock 79
22h - Hungria
0h - Dilsinho
2h - Seaway

Sábado, 13 de janeiro
18h - Faranis
20h - Chicabana
22h - Maneva
0h - Ygor Raniere

Pacatuba - Ponta dos Mangues

Sexta-feira, 19 de janeiro
20h - Reação
22h - Nona
0h - Saulo
2h - Bhaskar

Sábado, 20 de janeiro
18h - The Baggios
20h - Jau
22h - Nando Reis
0h - Jorge Ducci

Canindé de São Francisco

Sexta-feira, 26 de janeiro
20h - Bruninho Top7
22h - Matheus Fernandes
0h - Iguinho e Lulinha
2h - Dan Chicleteiro

Sábado, 27 de janeiro
18h - Naurêa
20h - Luiza Martins

22h - Vitor Fernandes
0h - MariaMilena

Pirambu

Sexta-feira, 2 de fevereiro
20h - Art Mania
22h - Xande de Pilares
0h - Psirico
2h - Cid Natureza

Sábado, 3 de fevereiro
18h - Maysa Reis
20h - Tayrone
22h - Saia Elétrica
0h - Marcelo Balla

Confira a programação do Carnaval do Abaís, em Estância: 

Sábado, 10 de fevereiro

20h - Ninha

Domingo, 11 de fevereiro

18h - Filhos da Bahia 

Segunda-feira, 12 de fevereiro

18h - Cavaleiros Elétrico

 

Fonte: Governo de Sergipe

Fotos César OLiveira