Com mais um estande moderno e diferenciado, Secretaria do Turismo destaca, ainda, as ações para o verão 2023/2024, com o objetivo de atrair mais turistas
 

Sergipe está presente na maior feira de negócios de turismo das Américas, o Festival Internacional de Turismo (Festuris), que chega à 35ª edição de forma ininterrupta. Com um estande moderno, diferenciado e bastante elogiado, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (ABIH/SE), está cumprindo o propósito do governo de promover o Destino Sergipe nos mercados emissivos. Desse modo, a finalidade é movimentar a cadeia do turismo, a fim de fomentar a geração de emprego e renda, principal mote da atual gestão. Com o tema Festuris Ano 35 – ‘Capital Humano – Chave da transformação’, o evento que objetiva conectar destinos começou na última quinta-feira, 9, e continua até o próximo domingo, 12, no Centro de Feiras Serra Park, em Gramado (RS).

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, evidencia a parceria da Setur com a ABIH/SE no Festuris, no qual está sendo apresentado mais um estande diferenciado. Medindo 28 metros quadrados, o espaço supercolorido leva a assinatura do Instituto Banese. Possui uma decoração tipicamente nordestina, com elementos que ressaltam a sergipanidade para divulgar o destino, assim como as ações previstas para o verão 2023/2024, como o Verão Sergipe e a Vila do Natal Iluminado.

Segundo Marcos Franco, a Festuris é uma feira consolidada, que abrange um grande número de profissionais do turismo. “Vamos aproveitar toda a visibilidade que uma feira desse porte tem, afinal, esperam-se 15 mil visitantes. É uma grande oportunidade de divulgarmos o Destino Sergipe, mostrando nossos atrativos turísticos, como as belezas naturais, a cultura e a gastronomia. Com essa feira, encerramos a participação da Setur no ano de 2023 como representante do Governo do Estado em feiras do segmento”, avalia.

Muitos elogios

No primeiro dia do Festuris, os visitantes que passaram pelo estande de Sergipe ficaram impressionados com o espaço, assim como com a beleza e as peculiaridades das peças do artesanato sergipano expostas. E, claro, puderam conhecer um pouco sobre as potencialidades e os atrativos turísticos de Sergipe. Além disso, também tiveram uma experiência imersiva por meio dos painéis de LED que retratam as praias do litoral sergipano, assim como o famoso Cânion de Xingó, em Canindé do São Francisco, e a capital, Aracaju. E mais: também foram distribuídos kits personalizados, compostos por ecobags e folders sobre alguns roteiros turísticos, assim como material digital disponibilizado por QR Code.

A empresária Sandra Burigo, da Cia de Viagem, de Criciúma, Santa Catarina, foi uma das participantes do evento a visitar o estande de Sergipe. Empolgada com o que viu, teceu muitos elogios ao espaço. “Achei maravilhoso. Está muito lindo o estande de Sergipe, muito bem-elaborado. Esse painel simulando o mar está muito bonito. Quero conhecer [Sergipe], pois ainda não tive o privilégio de conhecer o estado. Então, quero parabenizar o Governo de Sergipe e dizer que, no ano que vem, a gente quer encontrar vocês aqui novamente na feira”, disse.“Achei maravilhoso. Está muito lindo o estande de Sergipe, muito bem elaborado. Esse painel simulando o mar está muito bonito. Quero conhecer [Sergipe], pois ainda não tive o privilégio de conhecer o estado. Então, quero parabenizar o Governo de Sergipe e dizer que, no ano que vem, a gente quer encontrar vocês aqui novamente na feira”, disse.

Jorge Castro, da NewIt Turismo, agência de viagens do Rio de Janeiro, também adjetivou o estande de Sergipe como maravilhoso. “Esse espaço está mostrando todos os atrativos que Sergipe tem: praias lindíssimas, cânion navegável, serra. Tem toda uma estrutura, tanto de praia quanto da parte do interior do estado. Então, Sergipe realmente está de parabéns por investir na cidade, no estado como um todo”, elogiou.

Reunião do Fornatur 

Na manhã desta sexta-feira, 10, aconteceu o Encontro dos Secretários e Dirigentes Estaduais com o Ministério do Turismo (MTur), a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e o Governo do Rio Grande do Sul. O evento foi realizado no Hotel Bavária e fez parte das atividades do Festuris 2023.

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, e a secretária Executiva da pasta, Daniela Mesquita estiveram presentes. “Esta foi mais uma reunião do Fornatur [Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo]. Dessa vez, tivemos a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Tratamos de pautas em comum e discutimos políticas públicas para os estados e para os destinos turísticos”, explicou o secretário Marcos Franco.

 

Fonte Ascom Setur/SE

Fotos: Matheus Moura