O Memorial de Sergipe possui mais de 30 mil peças que contam a história do estado

Localizado na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, o espaço museológico reúne manifestações histórico-culturais sergipanas

Idealizado pelo reitor da Universidade Tiradentes (Unit), Jouberto Uchôa de Mendonça,e por por professores do Departamento de Educação da Universidade Tiradentes, o Memorial de Sergipe é um espaço museológico mantido pelo Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) com o objetivo de preservar a memória sergipana, especialmente no que diz respeito às suas manifestações histórico-culturais será aberto para o público no dia 17 de novembro.

Desde a sua primeira inauguração em 20 de janeiro de 1998, o Memorial se tornou uma importante fonte de informação sobre o Estado, abrigando mais de 30 mil peças, em seu acervo bibliográfico, iconográfico e museológico que vão desde fósseis até documentos, fotos históricas, salas temáticas que apresentam coleções particulares de vultos, de artistas renomados como Rosa Faria, Constâncio Vieira, Lourival Baptista, Sabino Ribeiro, Francisco Rollemberg Leite, Tobias Barreto, entre outras personalidades.

A iconografia conta com diversos acervos particulares de ilustres sergipanos, que registraram a evolução urbanística da capital e do interior, como as pinturas em pratos de porcelana e azulejo de Rosa Faria, uma arte considerada única no mundo. O Memorial também abriga acervos de Constâncio Vieira, Lourival Baptista, Joaquim Sabino Ribeiro Chaves, Francisco Rollemberg Leite, Tobias Barreto, entre outras personalidades.

Durante o tempo que esteve desativado, as obras do Memorial foram preservadas até a mudança para a nova sede. O espaço mudará a concepção do Memorial, que terá um objetivo um pouco mais diferenciado, mas não podemos esquecer dos temas que sempre fizeram parte do acervo, como religiosidade, 2ª Guerra Mundial, meios de comunicação, cultura popular, explorando desde fósseis marinhos a aparelhos telefônicos do início do Século 20, passando pela formação de Sergipe, cultura popular, cangaço, entre outros. O objetivo da instituição é preservar e divulgar elementos socioculturais, bem como atender às comunidades civil e científica em pesquisa, educação e cultura.

Visite o Memorial de Sergipe

O Memorial de Sergipe professor Jouberto Uchôa de Mendonça funciona de terça aos sábados, das 10h às 16h, e aos domingos e feriados, das 10h às 13h. A taxa para acesso ao espaço museológico custa R$ 30,00 a inteira e R$ 15,00 a meia entrada. O agendamento pode ser realizado

Grupos acima de 20 pessoas devem realizar um agendamento prévio, que pode ser realizado por meio do telefone (79) 98108-1866, pelo site www.ingressosmemorialdesergipe.com.br ou pessoalmente, na recepção do prédio, que fica localizado na Praça de eventos da Orla de Atalaia, n°100.

Para saber mais sobre as novas regras de funcionamento acompanhe as redes sociais @memorialdesergipe e o site www.memorialdesergipe.com.br.

Fonte e foto : Ascom Unit