Divulgação

Para comemorar o Dia da Sergipanidade (24 de Outubro), o Instituto Banese, através do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda, realizará programação de 21 a 24 de outubro. A partir de amanhã oficinas e exibições de documentários celebram a identidade dos sergipanos e os diversos elementos que a compõe. 
 
Aspectos históricos, manifestações culturais, personalidades marcantes, modos de viver caracterizam a sergipanidade e serão retratados ao longo da programação por meio do recurso audiovisual. Serão exibidos os documentários ‘Angico de Fora a Fora’, de Erna Barros; ‘Quando o Canto Ecoou’, de Felipe Soares; e ‘O Prático’, de Graziele Ferreira. A arte de criar também estará presente através da oficina de Crochê aplicada ao Amigurumi, tendo como inspiração os personagens do Largo da Gente Sergipana.
 
Na segunda-feira, Dia da Sergipanidade, será implantado no Largo da Gente Sergipana o projeto ‘Audiodescrição de esculturas’, de Alexandre da Silva Conceição (Em memória). A iniciativa visa a inclusão e acessibilidade de públicos diversos no acesso à informação em exposições culturais com conteúdo de linguagem visual. As oito esculturas do Largo da Gente Sergipana e o Barco de Fogo passarão a contar com placas informativas com QR Codes que direcionarão os visitantes para roteiros audiodescritos sobre cada uma das manifestações culturais. 
 
O projeto foi desenvolvido no mestrado em Gestão de Informação e do Conhecimento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal de Sergipe, e financiado pelo Instituto Banese e pela Rádio UFS.
 
 
Confira a programação detalhada:
 
21/10 (Sexta-feira)
 
14h às 17h - Oficina Entre Linhas (Com Pretuskinha Arteira)
Oficina da técnica de crochê aplicado ao amigurumi (confecções de peças de personagens do Largo da Gente Sergipana)
 
Público: A partir de 16 anos
Inscrições: www.museudagentesergipana.com.br
*Levar 3 garrafas pet no dia da oficina
 
 
22/10 (Sábado)
 
14h- Exibição do documentário ‘Quando o Canto Ecoou’ (Felipe Soares)
 
14h30 - Roda de conversa com diretor e Grupo de Bacamarteiros 
 
15h10 - Apresentação do Grupo de Bacamarteiros 
Local: Largo da Gente Sergipana
 
 
Dia 23/10 (Domingo)

14h30 - Exibição do documentário ‘O Prático’ (Graziele Ferreira)
 
15h - Exibição do documentário ‘Angico de Fora a Fora’ (Erna Barros)
 
 
 
Dia 24 (Segunda-feira) - Implantação do projeto ‘Audiodescrição de esculturas’
Largo da Gente Sergipana passa a contar com placas informativas com QR Codes que direcionarão os visitantes para roteiros audiodescritos sobre cada uma das manifestações culturais. 
 
Autor do projeto: Alexandre da Silva Conceição (Em memória) 

 

Fonte: Tarcila Olanda- Coord. do Núcleo de Comunicação