Teve início no dia 9 e segue até 12 de novembro a 35ª edição do Festival de Turismo (Festuris), realizado no Serra Park, em Gramado, no Rio Grande do Sul, tendo como tema neste ano “Capital Humano: Chave da Transformação". A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Turismo (Setur), participa da feira, considerada uma das mais importantes da América Latina, com um amplo estande de 70m² de área, projetado pelo arquiteto e urbanista Breno Sávio.

Durante a montagem, expositores de outros estados e membros da organização do Festuris elogiavam o estande, que conta com um balcão para distribuição de material informativo sobre os atrativos de Aracaju; espaço business, com mesas e assentos para receber os visitantes; espaço lounge com poltronas e mesa de apoio; além de um buffet centralizado no hall do estande, com dois balcões para degustação de produtos da culinária regional, como bricelets, queijadas, geléia de mangaba, aguardente destilada, bem como chapéus de palha para promoção da tradição junina sergipana.

Com todos esses elementos, o estande se tornou um verdadeiro palco de celebração da diversidade cultural sergipana com gastronomia regional, vídeos com os paradisíacos atrativos da cidade, farto material informativo e a reconhecida hospitalidade do aracajuano na acolhida da equipe da Setur.

“Nosso projeto buscou transmitir conforto e beleza aos nossos visitantes, com uma imersão em nosso universo cultural, paisagístico e de atrativos espalhados por toda a cidade. O resultado é um estande que se destaca entre todos que estão na feira e que receberá um grande número de visitação durante os dias de evento, com toda nossa hospitalidade e acolhida que é admirada por todos”, destaca o secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga.

 

No primeiro dia de evento, profissionais das mais variadas áreas da cadeia produtiva do turismo visitaram o estande em busca de informações. Foi o caso do guia de turismo Ismael Silva, do município de Igrejinha, no Rio Grande do Sul. Ele já conhece Aracaju e foi ao estande em busca de atualização do portfólio de atrativos da cidade e revelou a “maravilhosa experiência” vivida na cidade em seu breve período de férias.

“Fiquei apenas quatro dias, mas com certeza voltarei pra ficar, no mínimo, uns dez dias. A cidade é super acolhedora, super tranquila e consegui descansar muito. Férias extraordinárias e eu super recomendo”, disse o profissional gaúcho.

A agente de viagens Karen Vacario, da Soul Traveler Operadora, elogiou o estande e revelou que não conhece Aracaju, mas vendeu pacotes turísticos para seus clientes e já planeja passar uns dias na capital sergipana. “O estande de vocês está muito lindo, bem organizado, inclusive estou com dois grupos agora em Aracaju, o pessoal está muito contente e eu estou pensando em ir pra lá (Aracaju) no ano que vem pra conhecer", explica.

Diversas autoridades públicas visitaram o estande, entre elas o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, que elogiou a apresentação de Aracaju na feira e foi presenteado com kit promocional e um vistoso chapéu de palha como lembrança de Aracaju, a Capital da Alegria.

Além do presidente da Embratur, o secretário Jorge Fraga também manteve contatos com o ministro do Turismo, Celso Sabino, o presidente da Associação Nacional dos Secretários e Diretores Municipais de Turismo (Anseditur), Alexandre Pereira, o prefeito e vice-prefeito de Gramado, Nestor Tissot e Luia Barbacovi, respectivamente, além da secretária do Turismo de Natal/RN, Ohana Fernandes, e do secretário do Turismo de Sergipe, Marcos Franco.

O gestor do turismo de Aracaju considerou um sucesso o primeiro dia de exposição no estande da Setur, com uma expressiva visitação e interesse dos profissionais do mercado do turismo pelo destino Aracaju. "Estou muito satisfeito porque o que planejamos foi executado com perfeição e o resultado foi uma grande visitação, elogios ao estande e uma excelente divulgação dos nossos atrativos para os profissionais, que ficaram encantados com nossa cidade. Isso significa visibilidade e que os agentes de viagens têm um destino novo para oferecer aos seus clientes. Esse é o nosso propósito no Festuris: colocar Aracaju na prateleira das agências e operadoras de turismo para gerar mais fluxo de visitantes em nossa cidade”, registra Jorge Fraga.

Fonte e fotos : Ascom Setur Aracaju