Com milhares de visitas, estande esbanjou sergipanidade ao apresentar os atrativos naturais, culturais e gastronômicos, além de divulgar o verão e a alta temporada no estado
 

Sergipe foi destaque no primeiro dia da Abav Expo 2025, uma das maiores feiras de turismo da América Latina. Promovido pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens (Abav), o evento começou nesta quarta-feira, 8, e continua até sexta-feira, 10, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ). O estande sergipano de 100 metros quadrados já conta com milhares de visitas e apresenta as potencialidades turísticas que fazem do estado um destino diferenciado e cada vez mais competitivo no cenário nacional. A participação sergipana é uma ação do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), em parceria com a Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/SE).


 
O foco principal está sendo ressaltar o verão 2025-2026 e a alta temporada. Assim, nesta estreia, a Setur mostrou aos agentes os principais atrativos naturais que são destaque no turismo sol e praia no estado. Também foram evidenciados eventos como Pré-Caju, Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), Vila do Natal Iluminado, Réveillon e Verão Sergipe, iniciativas que movimentam o calendário sergipano na alta temporada e que são responsáveis por atrair grande número de turistas para o estado.


 
O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, destaca que o sucesso de Sergipe na 52ª edição da Abav Expo já é reflexo da consolidação crescente destino, possibilitada graças aos investimentos em promoção e divulgação realizados pelo Governo do Estado. “Nosso estande recebeu milhares de visitantes já nesse primeiro dia, e inúmeros foram os elogios não apenas sobre este espaço, que está tão bonito e com muita sergipanidade, mas, especialmente, sobre nossos atrativos. Os agentes de viagens, os profissionais que estão nos visitando nesta feira, estão descobrindo que Sergipe é um destino diferenciado e, principalmente, diversificado. Temos belezas naturais incríveis do litoral sul ao norte e também eventos gratuitos que vão atrair ainda mais turistas para nosso destino”, ressalta.


 
Segundo a secretária executiva da Setur, Daniela Mesquita, nesta edição, vão ser realizadas capacitações durante os três dias para um número maior de profissionais em três horários fixos – 15h, 16h e 17h – no próprio estande, a fim de ampliar o conhecimento deles sobre o destino Sergipe. “Além disso, nosso estande conta com uma sala de reuniões estratégicas, onde estamos realizando encontros com representantes de diversas operadoras de turismo e companhias aéreas. Inclusive, neste primeiro dia, tivemos reuniões com a participação do governador Fábio Mitidieri. Com isso, estamos reforçando a promoção do estado e discutindo avanços na conectividade aérea”, explicou.

Ela destaca, ainda, a presença de representantes das secretarias municipais de Turismo de Aracaju, Barra dos Coqueiros, Canindé de São Francisco, Campo do Brito, Lagarto, Frei Paulo, Estância, Laranjeiras e Nossa Senhora do Socorro, reforçando a integração e o fortalecimento regional do turismo.
 
Conforme o diretor-presidente da Emsetur, Fabiano Oliveira, participar da Abav Expo, no Rio de Janeiro, é uma oportunidade estratégica para Sergipe mostrar ao Brasil e ao mundo toda a sua diversidade, cultura e potencial turístico. “O Governo de Sergipe, sob a liderança do governador Fábio Mitidieri, tem investido de forma consistente na estruturação e promoção dos nossos destinos, fortalecendo o turismo como um importante vetor de desenvolvimento econômico e social. Estar aqui é reafirmar esse compromisso e abrir novas portas para atrair visitantes e gerar mais emprego e renda para o nosso povo”, salientou.
 
Arte sergipana
 
Como sergipanidade é a palavra de ordem no estande, o Governo do Estado surpreendeu os visitantes com o talento de Tintiliano ao vivo, renomado artista plástico sergipano. Ele tem como inspiração o cotidiano de Aracaju e as paisagens do estado, retratadas em obras de aquarela, óleo e azulejo, que, no estande, deram uma pequena amostra de suas habilidades, encantando os visitantes com belas peças sendo produzidas in loco.


 
Além disso, uma vitrine no balcão principal expôs a diversidade do artesanato sergipano. São expostos produtos de alguns dos mais talentosos artesãos do estado: peças em crochê de Tânia Aguiar, de Nossa Senhora do Socorro, e de Martha Menezes, de São Cristóvão; louça morena assinada por Nem da Poxica, de Itabaianinha; renda irlandesa das rendeiras de Divina Pastora (da Asdrin e da Asderen); macramê produzida por Deise Oliveira, de Estância; peças em palha ouricuri das artesãs do Povoado Alagamar, em Pirambu; artefatos em palha taboa das artesãs do Povoado Tigre, em Pacatuba; objetos em cerâmica, de Bianca, de Aracaju, e esculturas em madeira de Wilson Bahia, de São Cristóvão, e de Pinto Santeiro, Véio e Alisson, todos de Aracaju.


 
A experiência foi enriquecida com a degustação de sabores de iguarias sergipanas, incluindo amendoim cozido, castanha de caju, produtos derivados da mangaba, licores, gin e cachaças artesanais produzidas no estado, além de produtos oferecidos com o apoio do Grupo Maratá.
 
Elogios
 
A agente de viagens e guia de turismo Simone Britto, do Rio de Janeiro, participou de várias ativações durante sua passagem pelo estande. Ela experimentou o painel ‘instagramável’, fez degustações de comidas típicas e até usou tatuagens temporárias. Por isso, destacou o acolhimento e a qualidade da experiência. “O atendimento foi excelente. E acredito que Sergipe tem muito a oferecer para nós, passageiros, e toda a população que estiver visitando”, avaliou.


 
Simone ainda não conhece Sergipe, mas tem grande interesse em visitar o estado e também de promover o destino entre os clientes dela. “Tenho vontade de ir no Carnaval, para curtir a festa e o sossego, a tranquilidade de Sergipe. Quero conhecer toda essa cultura, a gastronomia. Vou participar da capacitação no estande com a maior satisfação de conhecer esse destino, que é muito interessante”, declarou.


 
A agente de viagens e guia de turismo Cynthia Campos, também do Rio de Janeiro, compartilhou a experiência dela com o destino Sergipe durante visita ao estande do estado. Segundo a profissional, a primeira viagem a Aracaju foi surpreendente e a fez se apaixonar pela capital sergipana. “Foi uma viagem que aconteceu de repente e me encantou muito. Fiquei completamente apaixonada”, contou Cynthia.
 
Durante a passagem dela pelo estande sergipano, a profissional também participou de diversas ativações, como degustações de comidas típicas, tatuagens temporárias e, principalmente, da capacitação sobre o destino. Para ela, o conteúdo apresentado ampliou significativamente a visão sobre o turismo no estado. “Até então, eu vendia só Aracaju. Mas, com a capacitação, percebi que é possível integrar roteiros, como fazer um combo de passeios ou um pernoite no Cânion de Xingó. Foi muito enriquecedor”, explicou.


 
Segundo o agente de viagens Giovane Borges, do Rio de Janeiro, Sergipe possui grande potencial. Após participar da capacitação promovida no espaço de Sergipe, ele ressaltou a diversidade dos atrativos turísticos apresentados. “Achei muito interessante pela questão das perspectivas. Mostrou desde o interior até as boas práticas do litoral. Agora, tenho mais informação e base para vender pacotes com segurança para o cliente”, assegurou.
 
Giovane Borges também elogiou o amplo calendário de eventos, que garante opções de programação durante todo o ano. “Desde janeiro até dezembro, há eventos acontecendo. Isso facilita montar pacotes e incluir essas atividades para o turista”, avaliou. Ele ressaltou, ainda, o diferencial do destino em comparação a outros locais tradicionais do Nordeste. “Sergipe é um estado mais tranquilo, aconchegante e com forte identidade cultural. É ideal para quem busca segurança e novas experiências”, enfatizou.

 

Fonte ; Ascom Setur/SE

Fotos: Max Carlos/Setur