Equipe técnica do projeto "Vai Turismo" composta por Fecomércio-SE, Senac, Secretaria de Estado de Turismo e Secretarias Municipais de Turismo
Laranjeiras foi o terceiro destino da equipe técnica do “Vai Turismo”, projeto desenvolvido pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), e pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe. A equipe desenvolvedora do projeto segue realizando uma série de visitas técnicas para conhecer as qualidades, identificar fraquezas e construir um planejamento estratégico para o desenvolvimento do turismo nos municípios de São Cristóvão, Itabaianinha, Laranjeiras e Tobias Barreto. Em Laranjeiras, o propósito é impulsionar a atividade do turismo religioso.
Na ocasião, o grupo foi composto pelo superintendente da Fecomércio, Maurício Gonçalves, a executiva de vendas da federação, Leide Oliveira, equipe técnica do Senac, Secretaria de Turismo do Estado e secretarias de turismo dos municípios selecionados para o projeto. A equipe foi recebida pelo prefeito da cidade Juca de Bala, vice-prefeito Jânio Dias e pelo secretário da cultura, turismo e igualdade racial, Plácido Lyra.
A visita iniciou na tradicional Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Fundada em 1835, a paróquia é considerada a primeira igreja das Américas voltada à devoção do sagrado coração de Jesus. Ao chegar na praça da matriz, a equipe assistiu à apresentação de reisado das idosas “As Cheirosas da Mussuca”, tradicional expressão artística da região.

Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus
O próximo destino foi a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Comandaroba, que está localizada na fazenda Boa Sorte. Este monumento histórico, que foi erguido em 1731, às margens do Rio Cotinguiba, tinha o propósito de ser uma residência para os jesuítas da região. A igreja secular se destaca por possuir um antigo túnel de rota de fuga que era utilizado pelos jesuítas para chegar na “Gruta da Pedra Furada”.
.png)
Igreja Nossa Senhora da Comandaroba
A equipe também visitou a Capela Bom Jesus dos Navegantes e a Igreja Venerável Irmandade Senhor do Bonfim. Ambas igrejas foram erguidas em pontos altos onde os turistas podem contemplar toda a extensão da cidade.
Uma curiosidade sobre a Igreja Senhor do Bonfim é o conflito gerado entre a província de São Cristóvão e a irmandade da igreja. O conflito se iniciou devido ao interesse do presidente da província de São Cristóvão em possuir o relógio da paróquia de Laranjeiras. Ouvindo a recusa da irmandade do Senhor do Bonfim, o presidente da província atacou a cidade e a rivalidade se instalou. O relógio permaneceu em Laranjeiras e até hoje é responsável por acionar o sino da paróquia.
.png)
Igreja Senhor do Bomfim
Com o objetivo de resgatar a sua cultura e expressão artística, a cidade conta com a Casa do Folclore “Zé Candunga” e o Museu de Arte Sacra. A Casa do Folclore busca enaltecer os 20 grupos folclóricos do município através de suas vestimentas e adereços. Já o Museu possui um vasto acervo que narra a história da luta entre negros e indígenas em uma das principais manifestações culturais da cidade, o Lambe Sujo e Caboclinho
.
Além desses locais, a equipe conheceu o trabalho de renda irlandesa das artesãs de Laranjeiras no Centro de Artesanato. E, também visitaram a Igreja de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, considerada a igreja dos negros e a mãe branca dos escravos, e a Universidade Federal de Sergipe Campus Laranjeiras.
.png)
Universidade Federal de Sergipe Campus Laranjeiras.
Fonte e Fotos: Fecomércio
